Estudo global
destaca que maior flexibilidade, autonomia e um ambiente que reflita seus
valores e estilos de vida são critérios tão relevantes quanto uma boa
remuneração salarial
À medida que a Geração Z entra no mercado de
trabalho, suas expectativas estão moldando o futuro das empresas em todo o
mundo. De acordo com o Índice de Relacionamento com o Trabalho
da HP Inc. (NYSE: HPQ), trabalhadores brasileiros da Geração Z estariam dispostos
a abrir mão de até 19% de seu salário em troca de experiências
de trabalho mais personalizadas. Esse dado ressalta a importância de as
empresas adaptarem suas estratégias para atrair e reter esses jovens
profissionais.
“A Geração Z traz uma nova perspectiva sobre o
equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e as empresas que não se
ajustarem a essas expectativas correm o risco de perder talentos valiosos,”
afirma Ricardo Kamel, diretor geral da HP Inc. no Brasil. “Com a volatilidade
econômica e a ascensão da ‘gig economy’, a Geração Z está redefinindo o que
significa satisfação no trabalho, e personalização é uma peça central nesse
cenário.”
Personalização e
flexibilidade: demandas da Geração Z
O estudo da HP, que entrevistou mais de 15.600
trabalhadores em 12 países, revela que a personalização do ambiente de trabalho
é uma prioridade para os jovens profissionais da Geração Z. Esses trabalhadores
buscam maior flexibilidade, autonomia e um ambiente que reflita seus valores e
estilos de vida.
- A
Geração Z no
Brasil estaria disposta a aceitar uma redução salarial de até
19% em troca de maior equilíbrio entre trabalho e vida
pessoal.
- 78%
dos jovens profissionais consideram a flexibilidade de horário e local
de trabalho fatores decisivos ao escolherem um novo emprego.
Esses dados indicam que as empresas que adotarem
práticas de trabalho flexíveis e personalizadas estarão mais bem posicionadas
para atrair e reter a Geração Z, que está cada vez mais inclinada a escolher
ambientes de trabalho que priorizem o bem-estar e a qualidade de vida.
Preparando-se para as demandas
do futuro do trabalho
Com a Geração Z assumindo um papel mais
significativo no mercado de trabalho, as empresas precisam evoluir suas
práticas para se alinhar às novas demandas. Desde horários flexíveis até a
adoção de novas tecnologias que permitam maior personalização, o futuro do
trabalho está sendo moldado por esses jovens profissionais. “As empresas que
desejam atrair e reter os talentos da Geração Z precisam ir além dos benefícios
tradicionais e oferecer ambientes de trabalho que promovam a personalização e o
equilíbrio entre a vida pessoal e profissional,” conclui Kamel. “Aqueles que
liderarem essa mudança estarão mais preparados para enfrentar os desafios de um
mercado de trabalho em constante evolução.”
Para mais informações sobre o Índice de
Relacionamento com o Trabalho HP, visite o website do WRI e para
acessar o relatório completo, por favor visite a HP Newsroom.
Metodologia
Na segunda edição do estudo, a HP encomendou uma
sondagem on-line à Edelman Data & Intelligence (DXI), que coletou
os dados entre 10 de maio e 21 de junho de 2024 em 12 países: EUA, França,
Índia, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Austrália, Japão, México, Brasil, Canadá
e Indonésia. A HP sondou 15,6 mil respondentes no total – 12 mil trabalhadores
do conhecimento (mil em cada país); 2,4 mil decisores de TI (200 em cada país);
e 1,2 mil líderes de empresas (cem em cada país) e identificou os principais
fatores para uma rotina mais satisfatória em cada um deles.
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