terça-feira, 19 de novembro de 2024

Dia do Empreendedorismo Feminino: 5 dicas para impulsionar seu negócio

Executiva compartilha conselhos valiosos para superar desafios e prosperar no mercado
 

Em 19 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data criada com o intuito de reconhecer e valorizar mulheres que estão inseridas no ecossistema dos negócios. Segundo dados da Receita Federal, obtidos em outubro deste ano, existem mais de 572 mil mulheres empreendendo em São Paulo. Esses números, refletem a busca por autonomia financeira, flexibilidade e a vontade de criar um impacto positivo em suas comunidades. 

“Ter mulheres empreendedoras é fundamental para promover a equidade de oportunidades, impulsionar o desenvolvimento econômico e nos empoderar. Ao analisarmos as regiões periféricas de São Paulo, por exemplo, este impacto se torna ainda mais relevante. Isso porque, por meio do negócio próprio, inúmeras delas conseguem gerar renda para suas famílias. Há um fortalecimento de autonomia financeira e criação de um ciclo de transformação nas comunidades”, afirma Musa Miranda, Diretora de Inovação e Empreendedorismo da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. 

Para a executiva, a presença feminina no empreendedorismo é essencial. Contudo, ela ressalta que para investir no negócio próprio deve-se analisar alguns aspectos e realizar questionamentos para si mesma a fim de entender se há um mercado promissor para o que você quer oferecer. 

“Compreender sobre quanto tempo e quais recursos você está disposta a investir, além de verificar se está preparada para lidar com os desafios financeiros são etapas necessárias para iniciar as atividades. Esse estudo vai ajudar a preparar essa empreendedora para os possíveis desafios”, descreve Musa. 

Com o intuito de auxiliar empreendedoras ou mulheres que possuem o desejo de ingressar no mundo dos negócios, a executiva listou cinco dicas imprescindíveis. Confira abaixo:
 

Esteja atento ao mercado:

A área dos negócios está em constante evolução, portanto, quem empreende deve estar atenta às novas tendências, lançamentos e necessidades do público dentro destes aspectos. A partir disso, com determinação e criatividade, devem surgir novas ideias para os negócios próprios.
 

Procure estudar e se aprimorar:

Existem diversos cursos, palestras, workshops gratuitos voltados para os negócios. Além de ajudar a estar mais capacitada, participar desses eventos contribui para criar uma rede de apoio e conhecer outras empreendedoras, o que é extremamente valioso.
 

Pense grande, mas aja com cautela:

Comece seu negócio com as ferramentas que você possui no momento e busque crescer a partir disso. Pode ser difícil começar, principalmente quando há pouca estrutura ou até mesmo orçamento. Todavia, com planejamento e perseverança, o crescimento será inevitável.
 

Planeje-se financeiramente:

Já sabemos que o mercado é volátil e até mesmo imprevisível, então, é fundamental possuir um planejamento financeiro sólido. Entenda seus fluxos de caixa, organize o orçamento e direcione os recursos de maneira estratégica. Além disso, não se esqueça de ter uma reserva financeira. Vale ressaltar que existem ferramentas e serviços focados em gestão financeira que podem te auxiliar no processo de construção deste plano. 

Uma opção, por exemplo, é o Ciclo de Orientação Empresarial, oferecido pela Ade Sampa de forma gratuita. Por meio do COE os empreendedores recebem atendimento personalizado, além de apoio com soluções para gestão, finanças, vendas, marketing e acesso a crédito.
 

Cuide da saúde mental:

Um passo importante não somente para o seu negócio, mas também para você mesma, é cuidar da saúde mental. Na caminhada dos negócios, dúvidas e dificuldades podem aparecer, portanto, é necessário priorizar o próprio bem-estar para tomar decisões mais assertivas e conseguir manter a calma. Uma forma de estabelecer limites entre a vida profissional e a pessoal é reservando períodos de descanso e descontração fora do ambiente de trabalho.
 



Agência São Paulo de Desenvolvimento - Ade Sampa



Nenhum comentário:

Postar um comentário