Data promete ser
uma das mais movimentadas do comércio; quatro tendências devem influenciar
promoções e consumidoresEnvato
Criada nos Estados Unidos na década de 1960, a
Black Friday já é uma tradição consolidada em vários países do mundo, sempre na
última sexta-feira de novembro. Grandes descontos, promoções relâmpago, preços
exclusivos e imperdíveis são os grandes atrativos da data, que promete ser uma
das mais movimentadas também no comércio brasileiro. O ano de 2024 ficará
marcado tanto pelas novas tendências como também por velhas práticas, ambas
ganhando força.
No Brasil, a Black Friday começou a se tornar
popular a partir de 2010, com significativo crescimento especificamente a
partir de 2015, quando o comércio eletrônico passou a ter presença mais intensa
no cotidiano de muitos clientes. Apesar de ganhar força ao longo da última
década, o evento ainda não atingiu todo o seu potencial por aqui,
principalmente devido a problemas culturais como o mascaramento de preços por
parte de alguns lojistas.
De acordo com o doutor em Administração e professor
de pós-graduação na Universidade Positivo (UP) Sérgio Czajkowski Júnior,
“existe um receio por parte de muitos clientes, e ele é justificado, de que,
aqui no Brasil, exista uma ‘Black Fraude’, já que, diferente dos Estados
Unidos, onde os descontos têm um peso real; aqui esse desconto, muitas vezes,
não é realmente valioso ou interessante, do ponto de vista do custo-benefício”,
afirma. Ele pontua algumas tendências para a Black Friday deste ano.
- Inteligência
artificial
O uso mais massificado da inteligência artificial
deve ter relativa influência na Black Friday deste e dos próximos anos. “A
tendência é que você potencialize tanto programas de fidelidade quanto
possibilidades de personalização de ofertas para determinados perfis de
clientes usando os recursos tecnológicos e demais inovações disponíveis”,
observa Czajkowski, que estuda as aplicações da IA em diferentes processos no
pós-doutorado.
- Promoções
estendidas
O nome faz menção a uma sexta-feira, mas, em terras
brasileiras, as promoções que deveriam ser aplicadas apenas em um dia acabam se
estendendo ao longo de até um mês. Em 2024 não deve ser diferente. “Nos Estados
Unidos trata-se, sim, apenas de um dia de descontos, mas, aqui, as empresas
sempre optam por promover a ‘semana de Black Friday’ ou a ‘quinzena de Black
Friday’, com descontos por vários dias consecutivos.”
Em Curitiba, o Ventura Shopping, por exemplo, optou
por estender as ações de Black Friday aos dois dias seguintes, abrangendo todo
o fim de semana. De 29 de novembro a 1o de dezembro, haverá uma loja específica
da Black Friday dentro do shopping, onde os consumidores podem encontrar
produtos de diversas lojas a preço de custo, além de promoções relâmpago em
itens como vestuário, calçados e eletrônicos. "O próprio shopping decidiu
garantir, por meio de uma curadoria, que dentro dessa loja todos os produtos
sejam oferecidos pelo menor preço possível", afirma a gerente de Marketing
do Ventura, Daniela Leal.
- Boas
ofertas também em lojas físicas
Nem só de vendas on-line se faz uma Black Friday. O
professor ressalta que, em 2024, os lojistas, sempre que possível, também devem
focar esforços para atrair os clientes para as lojas físicas, não só pelas
ações promocionais, mas também como forma de fortalecer as políticas de CRM.
Após o confinamento decorrente das medidas
sanitárias, as pessoas estão desejosas em sentir novas emoções e viver
experiências inusitadas e impactantes. Tal movimento se configura, inclusive,
como uma tendência pós-pandêmica. “Ao longo dos últimos anos, as pessoas têm
comprado mais pela internet, influenciadas principalmente pelas restrições da
pandemia. De volta ao presencial, os consumidores devem ficar de olho nas
ofertas das lojas físicas, que têm se tornado cada vez mais interessantes, com
os comerciantes tentando atrair o público de volta para seus espaços”, comenta.
- Nem
toda promoção é para você
“Os consumidores estão cada vez mais conscientes e
tomando decisões mais planejadas. Isso significa que é mais difícil
‘enganá-los’ com promoções tipo ‘a metade do dobro’. Mesmo assim, é importante
ter em mente que mesmo as ofertas que parecem mais atrativas nem sempre são
para você. Vale a pena fazer uma lista dos itens mais necessários para não
perder o controle dos gastos e acabar comprando mais do que pode pagar”, alerta
Czajkowski.
Ventura Shopping
www.venturashopping.com.br
Universidade Positivo
up.edu.br/
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