terça-feira, 8 de outubro de 2024

Você sabe o que é a osteossarcopenia?

Médica fisiatra dá dicas de exercícios

                            20 de outubro é o Dia Mundial de Combate à Osteoporose

 

“A osteossarcopenia combina duas condições comuns no envelhecimento: osteoporose (fraqueza óssea) e sarcopenia (perda de massa muscular). Essa condição aumenta a fragilidade dos idosos, dificultando atividades simples como andar, sentar, carregar o neto no colo e levantar. Como resultado, o risco de quedas e fraturas cresce, comprometendo a mobilidade e muitas vezes levando à dependência de familiares ou cuidadores”, conta Dra. Pérola Grinberg, fisiatra da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).

 

Dra. Pérola é uma das autoras do projeto Dia a Dia Seguro da ABRASSO (https://abrasso.org.br/dia-a-dia-seguro/), um guia com dicas e recomendações para execução de movimentos que fazemos diariamente nas atividades do cotidiano, seja em casa ou na rua. Este guia tem o objetivo de indicar as posições e movimentações mais corretas a ponto de eliminar sobrecarga nos ossos, músculos e articulações, principalmente, de idosos e daquelas pessoas já diagnosticadas com osteoporose ou osteossarcopenia.

 

“A prática regular de exercício físico contribui para diminuir o risco de perda óssea, além de fortalecer a musculatura e, por consequência, permitir maior sustentação dos ossos. Não importa a idade: o exercício físico ajuda a saúde dos ossos, a força e a mobilidade, prevenindo, portanto, a osteossarcopenia”, declara a fisiatra que dá as dicas abaixo:

 

- Exercícios com carga (pesos) e de equilíbrio são os mais indicados para fortalecer os músculos e evitar quedas.

 

- Os exercícios de sustentação de peso como agachamento, flexão de braços, polichinelo frontal, e os exercícios de fortalecimento muscular, também conhecidos como 'resistência', como pilates e musculação, servem para aumentar a força óssea e muscular.

 

- Caminhadas e alongamentos treinam equilíbrio e postura, o que pode ajudar a evitar quedas, além de contribuir para a saúde da coluna vertebral.

 

“Antes de começar qualquer exercício físico regularmente, é importante conversar com o médico e um profissional de educação física ou fisioterapeuta para avaliar o tipo de exercício, a frequência e o que está ou não indicado para cada pessoa”, finaliza Dra. Pérola

 

A campanha “Exercite-se: Ossos e músculos fortes para uma vida independente!”, que acontece em 18, 19 e 20 de outubro, na Estação Brás da CPTM de São Paulo, está centrada nas informações de prevenção à osteossarcopenia e vai promover de forma gratuita orientações, Teste do Calcâneo e Teste FRAX com os especialistas da ABRASSO.

 

Dia Mundial de Combate à Osteoporose

Exercite-se: Ossos e músculos fortes para uma vida independente!

Estação Brás da CPTM de São Paulo

Dias 18, 19 e 20/10, das 9 às 16 horas

Orientações gerais, oficinas, teste de calcâneo e FRAX

Gratuito

 



ABRASSO - Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo
Instagram: https://www.instagram.com/abrassonacional/
Facebook: https://www.facebook.com/abrassonacional/
YouTube: https://www.youtube.com/@ABRASSO
Podcast (Spotify): https://bit.ly/3ZGGbQc

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário