Resistindo à alta de preços da
mercearia básica, o produto tem acompanhado as mudanças nos hábitos dos
consumidores
Presença constante na mesa dos brasileiros, o macarrão, um dos
produtos essenciais mais consumidos no país, se destaca não só pela sua
versatilidade, mas também pela estabilidade de preço, que tem resistido às
oscilações econômicas recentes. Segundo dados da Scanntech, plataforma de
soluções tecnológicas, referência em inteligência de dados para o varejo e
indústria, enquanto a cesta básica de mercearia sofreu um aumento significativo
de 13,5% no terceiro trimestre, o preço da massa manteve-se estável, consolidando-se
como uma escolha acessível para milhões de brasileiros.
Com mais de 93% do volume de vendas concentrado em opções de menor
preço, como as massas tradicionais e de sêmola, o macarrão continua a ser um
dos principais alimentos no carrinho do shopper. A massa de sêmola, por
exemplo, responde por quase metade do volume total de vendas, reforçando sua
popularidade. Em contrapartida, massas de maior valor, como as de grano duro e
as caseiras, somam apenas 7% do consumo, embora tragam um apelo diferenciado
para públicos mais exigentes.
Acompanhando as mudanças nos hábitos dos consumidores - que buscam
uma alimentação equilibrada ou sofrem com restrições alimentares -, a procura
por opções mais saudáveis do item vem crescendo, assim massas integrais e sem
trigo, embora ainda representem uma pequena parcela (2,3%), já começam a ganhar
mais espaço na cesta do consumidor.
Com preços que variam de R$ 6,85 nas opções tradicionais até R$
21,75 nas versões mais premium, como as massas de grano duro, o macarrão
permanece como um item essencial, seja pelo preço ou pela capacidade de
transformar qualquer refeição em um momento especial.
Não à toa o Brasil é o quarto maior consumidor de massas no mundo,
atrás apenas de China, Itália e Estados Unidos, mostra a força deste mercado,
conforme aponta a Organização Mundial de Pasta (IPO). O consumo por aqui, além
de ser significativo, carrega um forte valor afetivo, pois o macarrão é um
alimento que facilmente se adapta a diferentes momentos, desde refeições
rápidas e econômicas até pratos mais elaborados. “O macarrão é extremamente
versátil e acessível, adaptando-se tanto aos hábitos alimentares quanto às
restrições de consumo, e seu preço mais estável em comparação com outros produtos
da mercearia básica é um grande diferencial", afirma Priscila Ariani,
Diretora de Marketing da Scanntech.
Nenhum comentário:
Postar um comentário