sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Estudo aponta que brasileiros não acreditam no comprometimento ambiental das marcas

Menos da metade dos consumidores crê que empresas estão realmente comprometidas com o tema, aponta levantamento foi feito pela Ecglobal, empresa de estudos e insights do Grupo Stefanini

 

Apenas 36% dos brasileiros acreditam que as marcas estão realmente comprometidas com questões ambientais, de acordo com um novo levantamento da Ecglobal, empresa de estudos e insights do Grupo Stefanini. O estudo também revela que 14% dos consumidores acreditam que as empresas utilizam o discurso ambiental apenas para impulsionar vendas, enquanto 47% enxergam uma mistura de interesse genuíno e estratégico. Esses números indicam um cenário de crescente ceticismo quanto ao comprometimento sustentável das empresas, colocando em xeque a credibilidade de suas práticas ambientais. 

Os consumidores identificaram três principais fatores que, para eles, sinalizam o comprometimento das empresas com a sustentabilidade: a implementação de programas de reciclagem e redução de resíduos (56%), a garantia de que seus produtos ou serviços não agridem o meio ambiente (54%) e a participação ativa em iniciativas de conservação ambiental e projetos de reflorestamento (52%).

 

ISO 14001 como alternativa confiável 

Em meio ao aumento do ceticismo dos consumidores, a certificação pela norma ISO 14001 surge como uma solução confiável para as empresas que desejam demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade de forma transparente e eficaz. A norma, que estabelece critérios para um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), exige que as empresas identifiquem aspectos ambientais e avaliação de impactos que causam ao meio ambiente, além de terem que identificar requisitos legais, regulatórios e compromissos setoriais que eventualmente sejam signatários. Na Política de Gestão ambiental é muito comum os compromissos a reciclagem de materiais, uso consciente de recursos naturais, redução de resíduos e a diminuição de emissões de gases de efeito estufa (GEE), entre outras ações sustentáveis. 

A certificação segue a metodologia PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir), permitindo que as empresas melhorem continuamente suas operações. "A certificação ISO 14001 é uma oportunidade para as empresas não apenas reduzirem custos operacionais, mas também provarem de forma inequívoca que estão alinhadas com as expectativas ambientais dos consumidores", afirma Rosemary Vianna, vice-presidente de Sistemas e Pessoas da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac). "Além disso, essa certificação fortalece a credibilidade da empresa no mercado, demonstrando que a responsabilidade ambiental é parte integrante de sua estratégia de negócios", acrescenta. 

As empresas que buscam a certificação ISO 14001 devem procurar, através do site do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), um organismo certificador acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do instituto. Esse organismo verificará se a organização atende aos requisitos da norma, realizará auditorias e, se tudo estiver em conformidade, emitirá o certificado. "As empresas certificadas pela ISO 14001 são auditadas periodicamente e, se não cumprirem os requisitos, podem perder a certificação", conclui Rosemary Vianna. 

 

Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade - Abrac


Nenhum comentário:

Postar um comentário