Menos da metade dos consumidores crê que empresas
estão realmente comprometidas com o tema, aponta levantamento foi feito pela
Ecglobal, empresa de estudos e insights do Grupo Stefanini
Apenas
36% dos brasileiros acreditam que as marcas estão realmente comprometidas com
questões ambientais, de acordo com um novo levantamento da Ecglobal, empresa de
estudos e insights do Grupo Stefanini. O estudo também revela que 14% dos
consumidores acreditam que as empresas utilizam o discurso ambiental apenas
para impulsionar vendas, enquanto 47% enxergam uma mistura de interesse genuíno
e estratégico. Esses números indicam um cenário de crescente ceticismo quanto
ao comprometimento sustentável das empresas, colocando em xeque a credibilidade
de suas práticas ambientais.
Os
consumidores identificaram três principais fatores que, para eles, sinalizam o
comprometimento das empresas com a sustentabilidade: a implementação de
programas de reciclagem e redução de resíduos (56%), a garantia de que seus
produtos ou serviços não agridem o meio ambiente (54%) e a participação ativa
em iniciativas de conservação ambiental e projetos de reflorestamento (52%).
ISO 14001 como alternativa confiável
Em
meio ao aumento do ceticismo dos consumidores, a certificação pela norma ISO
14001 surge como uma solução confiável para as empresas que desejam demonstrar
seu compromisso com a sustentabilidade de forma transparente e eficaz. A norma,
que estabelece critérios para um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), exige que
as empresas identifiquem aspectos ambientais e avaliação de impactos que causam
ao meio ambiente, além de terem que identificar requisitos legais, regulatórios
e compromissos setoriais que eventualmente sejam signatários. Na Política de
Gestão ambiental é muito comum os compromissos a reciclagem de materiais, uso
consciente de recursos naturais, redução de resíduos e a diminuição de emissões
de gases de efeito estufa (GEE), entre outras ações sustentáveis.
A
certificação segue a metodologia PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir),
permitindo que as empresas melhorem continuamente suas operações. "A
certificação ISO 14001 é uma oportunidade para as empresas não apenas reduzirem
custos operacionais, mas também provarem de forma inequívoca que estão
alinhadas com as expectativas ambientais dos consumidores", afirma
Rosemary Vianna, vice-presidente de Sistemas e Pessoas da Associação Brasileira
de Avaliação da Conformidade (Abrac). "Além disso, essa certificação
fortalece a credibilidade da empresa no mercado, demonstrando que a
responsabilidade ambiental é parte integrante de sua estratégia de
negócios", acrescenta.
As
empresas que buscam a certificação ISO 14001 devem procurar, através do site do
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), um organismo
certificador acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do
instituto. Esse organismo verificará se a organização atende aos requisitos da
norma, realizará auditorias e, se tudo estiver em conformidade, emitirá o
certificado. "As empresas certificadas pela ISO 14001 são auditadas
periodicamente e, se não cumprirem os requisitos, podem perder a
certificação", conclui Rosemary Vianna.
Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade - Abrac
Nenhum comentário:
Postar um comentário