segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Dia das Crianças: Instituto CADES oferece soluções socioeducativas, culturais e esportivas para crianças de escolas públicas de São Paulo

Projeto proporciona aos seus atendidos um presente inestimável: ensinamentos para um futuro melhor  

 

“Me sinto mais segura em errar e os professores dão um grande suporte sobre isso”. “Uma experiência bacana porque eu me sinto bem seguro em outras coisas e faço amigos”. Depoimentos espontâneos ditos por uma menina e um menino, respectivamente, atendidos pelo Instituo CADES mostram o quão importante o aprendizado do esporte juntamente com a educação é fundamental na formação das crianças e jovens.

Com um trabalho de quase 17 anos em escolas públicas e instituições de São Paulo, ao desenvolver diversos projetos em comunidades de alta vulnerabilidade social, envolvendo parceiros do setor público e privado, o CADES não só faz um trabalho de socialização destas crianças, como também atua de forma assertiva nos fortalecimentos tanto físico quanto emocional ao oferecer também uma Rede de Proteção Social multisetorial, que possibilita aos alunos e suas famílias encaminhamentos para a rede de referência, profissionais da saúde e órgãos assistenciais.

E os números falam por si: 73837 crianças, adolescentes e até adultos impactados ou atendidos, além de 2179 professores capacitados, 137 escolas beneficiadas e mais de 10400 materiais esportivos pedagógicos doados. “É justamente desses esforços em unir saúde física e mental temos resultados transformadores para o futuro deles”, diz Ana Cristina Amaro, Presidente do Instituto CADES.


Como funciona? 

O CADES propõe uma forma de aprendizado contextualizada, isto é, sugere que as aulas de iniciação esportiva se baseiem em jogos e materiais adaptados, que buscam tornar as modalidades mais acessíveis, podendo ser praticadas em qualquer espaço, com diversidade de possibilidades motoras, com equipamentos convencionais ou criados para tal. “Portanto criam-se regras em relação ao jogo formal, porém sua linha tática irá sempre obedecer aos jogos formais. Queremos que a criança encare o esporte como um conjunto de circunstâncias que possibilite a aprendizagem a partir da interação de vivências sociais, culturais, físicos e emocionais”.

Enfim, as atividades do CADES contribuem com a melhor qualidade de vida e sociabilização das crianças envolvidas. “Nós as conscientizamos sobre a prática esportiva, mas também atuamos na formação psicossocial dos alunos, como nos trabalhos em equipe, abordando temas como, determinação, superação e respeito às regras”, diz Ana Cristina. “Fazemos nosso melhor, buscando entregar para eles presentes que são inestimáveis. Estas atividades são aprendizados que eles levarão para a vida”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário