segunda-feira, 28 de outubro de 2024

5 lições de democracia para aprender na escola

Estudantes debatem conceitos de democracia durante a aula.
 Crédito: Marista Brasil

Projeto de estudantes mergulha nos conceitos de um grêmio estudantil para propor melhorias ao ambiente escolar

 

“Professora, como funciona um grêmio estudantil?”. Com essa pergunta, no início do ano, uma turma do 3o ano do Ensino Fundamental começou a se aventurar pelo universo da democracia, seus conceitos e principalmente, seu funcionamento.  

Com apenas 9 anos, os estudantes mergulharam nos conceitos teóricos e práticos do funcionamento de um grêmio estudantil e debateram em sala de aula como implementar melhorias no ambiente escolar de uma maneira que beneficie a todos. De acordo com a professora responsável pela turma do Colégio Marista Anjo da Guarda, Cassiana Neves, as crianças estão debatendo conceitos como a importância da coletividade, do planejamento e da organização das instituições. “Apesar da pouca idade, estamos tendo conversas de alto nível sobre conceitos e ideias que se aplicam durante as eleições, por exemplo. O projeto é uma aula prática de cidadania que certamente está contribuindo para formar cidadãos mais conscientes desde já”, analisa.  

Os debates são fruto do Projeto de Intervenção Social (PIS) “Grêmio Estudantil - Uma proposta de voz para educandos”, que nasce a partir do interesse dos estudantes e é explorado de maneira multidisciplinar ao longo do ano.  

Confira alguns dos conceitos já estudados pela turma durante o começo do PIS: 

Coletividade - mudanças, melhorias e regras devem ser elaboradas e implementadas sempre com foco no bem da coletividade.  

Votações - tomar decisões com base em votações é uma forma democrática de gestão, pois todos têm o direito de escolher e a maioria é quem será beneficiada.  

Respeito - debater ideias diferentes, opiniões divergentes e pontos de vista diversos é saudável e deve ser praticado desde cedo, de maneira amigável. Ninguém pode ser excluído ou exposto por pensar diferente, pois todos têm o mesmo direito de expressão, na mesma medida em que devem respeitar o outro. 

Representatividade - o grupo elege um representante, por meio de uma votação, para ser a sua voz e realizar a gestão necessária. Para ser eleito, o candidato deve propor ideias e projetos que sejam benéficos para a maioria e que sejam coerentes e possíveis de serem realizados. 

Planejamento - não basta falar qualquer coisa para ser eleito, pois o que é prometido deve ser cumprido. Identificar possibilidades de melhorias e propor maneiras de implementá-las pede análise de diversos fatores e esferas. Muitas vezes uma ideia simples, se mostra bastante complexa durante a realização. 

Projetos como esse são uma das primeiras oportunidades de contato que os estudantes têm de representar seus interesses e agir politicamente, por meio da participação democrática, debatendo e expondo suas opiniões e ideias por meio do diálogo, tornando-os protagonistas da democracia.  

“Professora, como funciona um grêmio estudantil?”. Com essa pergunta, no início do ano, uma turma do 3o ano do Ensino Fundamental começou a se aventurar pelo universo da democracia, seus conceitos e principalmente, seu funcionamento.  

Com apenas 9 anos, os estudantes mergulharam nos conceitos teóricos e práticos do funcionamento de um grêmio estudantil e debateram em sala de aula como implementar melhorias no ambiente escolar de uma maneira que beneficie a todos. De acordo com a professora responsável pela turma do Colégio Marista Anjo da Guarda, Cassiana Neves, as crianças estão debatendo conceitos como a importância da coletividade, do planejamento e da organização das instituições. “Apesar da pouca idade, estamos tendo conversas de alto nível sobre conceitos e ideias que se aplicam durante as eleições, por exemplo. O projeto é uma aula prática de cidadania que certamente está contribuindo para formar cidadãos mais conscientes desde já”, analisa.  

Os debates são fruto do Projeto de Intervenção Social (PIS) “Grêmio Estudantil - Uma proposta de voz para educandos”, que nasce a partir do interesse dos estudantes e é explorado de maneira multidisciplinar ao longo do ano.  

Confira alguns dos conceitos já estudados pela turma durante o começo do PIS: 

Coletividade - mudanças, melhorias e regras devem ser elaboradas e implementadas sempre com foco no bem da coletividade.  

Votações - tomar decisões com base em votações é uma forma democrática de gestão, pois todos têm o direito de escolher e a maioria é quem será beneficiada.  

Respeito - debater ideias diferentes, opiniões divergentes e pontos de vista diversos é saudável e deve ser praticado desde cedo, de maneira amigável. Ninguém pode ser excluído ou exposto por pensar diferente, pois todos têm o mesmo direito de expressão, na mesma medida em que devem respeitar o outro. 

Representatividade - o grupo elege um representante, por meio de uma votação, para ser a sua voz e realizar a gestão necessária. Para ser eleito, o candidato deve propor ideias e projetos que sejam benéficos para a maioria e que sejam coerentes e possíveis de serem realizados. 

Planejamento - não basta falar qualquer coisa para ser eleito, pois o que é prometido deve ser cumprido. Identificar possibilidades de melhorias e propor maneiras de implementá-las pede análise de diversos fatores e esferas. Muitas vezes uma ideia simples, se mostra bastante complexa durante a realização.

Projetos como esse são uma das primeiras oportunidades de contato que os estudantes têm de representar seus interesses e agir politicamente, por meio da participação democrática, debatendo e expondo suas opiniões e ideias por meio do diálogo, tornando-os protagonistas da democracia. 


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