quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Tempo seco é alerta para redobrar os cuidados com a saúde

Item simples e de fácil acesso, o soro fisiológico é dos principais aliados para aliviar os efeitos da baixa umidade nas vias respiratórias e nos olhos


O clima seco registrado nas últimas semanas deve se manter no país. Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, indicando perigo devido à baixa umidade do ar, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 12% em diversas cidades, aumentando os riscos de incêndios e complicações de saúde. 

Com a umidade do ar em níveis críticos, é fundamental redobrar os cuidados para evitar os efeitos à saúde, principalmente em crianças e idosos. Um item simples e de fácil acesso pode ser um aliado fundamental nesse período do ano: o soro fisiológico. O produto é uma das principais recomendações para aliviar os problemas de ressecamento das vias respiratórias e dos olhos. 

De acordo com a farmacêutica e coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Farmax, Karla Fernandes, com a baixa umidade, o ressecamento do ar pode levar ao acúmulo de sujeira e irritação das mucosas do nariz, causando coceira e sensibilidade. O ar seco também pode causar irritação nos olhos, aumentando o risco de alergias e até doenças oculares. 

O soro fisiológico ajuda a hidratar a mucosa nasal, reduzindo o desconforto e o risco de sangramentos. A aplicação regular durante o dia é indicada para limpar e umidificar as vias aéreas. A lubrificação dos olhos com soro fisiológico também previne irritações causadas pelo ressecamento.

 

Confira outras dicas para enfrentar o clima seco

Além do uso frequente do soro fisiológico, são recomendadas algumas práticas para minimizar os efeitos da baixa umidade:

  • Hidratação: A ingestão de água é essencial para evitar a desidratação, uma das principais consequências do tempo seco.
  • Alimentação saudável: Prefira alimentos leves e ricos em água, como frutas e legumes. Evitar o consumo de sal e condimentos também ajuda a prevenir a retenção de líquidos.
  • Vias aéreas: Além do soro fisiológico, nebulizadores ou inaladores com soro podem ser usados para umidificar as vias respiratórias, prevenindo problemas como congestão nasal.
  • Cuidado com a pele: Com a umidade baixa, a exposição ao sol pode agravar a desidratação. É sempre recomendado o uso do protetor solar. Além disso, hidrantes corporais podem minimizar os efeitos do ressecamento da pele.
  • Ambiente: Utilizar umidificadores ou espalhar panos úmidos pela casa são estratégias para melhorar a umidade interna.

 

Farmax
site

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário