domingo, 8 de setembro de 2024

Shutterstock
Especialista explica como a queratose pilar afeta a saúde e aspecto da pele


A queratose pilar, uma condição de pele que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, foi recentemente destacada em um estudo da British Skin Foundation, instituição de caridade que visa arrecadar dinheiro para pesquisas sobre cuidados com a pele.

Se deparar com pequenos relevos na pele tipo várias bolinhas, que às vezes até aparentam ser arrepios de frio, é muito mais comum do que se imagina. Os dados revelam que mais da metade dos adolescentes no Reino Unido convivem com a condição que popularmente é conhecida como "pele de frango" e são afetados por essas pequenas protuberâncias especialmente nos braços e coxas.

Essa condição ocorre devido ao acúmulo de queratina nos folículos pilosos, lugar responsável pela produção e crescimento do pelo, causando a formação de pequenos nódulos que tornam a pele áspera ao toque. “A queratose pilar é inofensiva, mas muitas pessoas a acham esteticamente desconfortável, pois a pele fica com uma textura irregular e aparência de arrepios permanentes”, explica Patrícia Elias, esteticista dermaticista e especialista em saúde da pele.

Embora seja uma condição hereditária e sem cura definitiva, há maneiras de melhorar temporariamente sua textura. Tratamentos com emolientes, como hidratantes que contenham ácido salicílico ou ureia, são comumente recomendados para suavizar a pele. “Para casos mais resistentes, o uso de retinóides tópicos pode ajudar a reduzir a vermelhidão e a textura áspera”, acrescenta Patrícia.

A condição tende a piorar durante o inverno, quando a pele fica mais seca e o atrito com roupas mais pesadas aumenta. No entanto, com o tempo, especialmente na vida adulta, a condição pode melhorar. “Para reduzir a aspereza da pele, a hidratação é fundamental. Uma boa sugestão é aplicar gel de aloe vera com três gotas de óleo vegetal puro de rosa mosqueta e três gotas de óleo de jojoba, duas vezes ao dia. Além disso, esfoliar a pele ajuda a eliminar o excesso de queratina e as células mortas que obstruem os folículos pilosos”, conclui a especialista.





Patrícia Elias - bacharel em Estética e Cosmetologia e pós-graduada em Dermaticista pela Faculdade IBECO. Especialista em tratamento de Melasma, hipercromias, flacidez cutânea e saúde da pele em geral, Patrícia é sócia fundadora da Clínica de Estética Patrícia Elias e comanda o maior canal do YouTube brasileiro para este ramo com mais de 7.4 milhões de inscritos. O sucesso na internet aconteceu pelo desejo que ela tinha de levar as informações verdadeiras e seguras para as pessoas que procuram por cuidados da pele.
https://patriciaelias.com.br/
YouTube: Patrícia Elias
Instagram: @esteticapatriciaelias


Nenhum comentário:

Postar um comentário