quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Setembro Dourado: Cada segundo conta na luta contra o câncer infantojuvenil

 

Que tal refletirmos sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil? Você sabia que, no Brasil, o câncer é a principal causa de morte entre crianças e jovens de 1 a 19 anos, segundo o INCA? Com a chegada do Setembro Dourado, o mês dedicado à conscientização sobre o diagnóstico precoce, faço um convite urgente a todos: vamos agir agora e salvar vidas!

Eu sou Bianca Provedel, CEO do Instituto Ronald McDonald, e hoje quero destacar a importância de detectar o câncer infantojuvenil nos estágios iniciais da doença. Por meio do nosso Programa de Diagnóstico Precoce , o Instituto atua incansavelmente capacitando profissionais de saúde e educadores para reconhecer os sinais dessa doença. Já impactamos mais de 36 mil profissionais e alcançamos diretamente 5.194.998 crianças e adolescentes em todo o Brasil.

Em 16 anos, expandimos nossa atuação para 56 universidades e 327 escolas. O diagnóstico precoce é fundamental para melhorar as taxas de sobrevivência e reduzir as sequelas associadas a diagnósticos tardios. Quando o câncer é identificado mais cedo, o tratamento pode ser menos agressivo, resultando em menos hospitalizações e uma recuperação mais rápida. Além disso, os custos associados aos tratamentos prolongados são reduzidos, aliviando o impacto financeiro sobre as famílias e o sistema de saúde. 

Com mais de R$ 405 milhões investidos em oncologia pediátrica, o Instituto Ronald McDonald tem promovido uma diferença significativa na vida de milhões de crianças e jovens. Nossos números falam por si: 3,2 milhões de crianças e jovens impactados diretamente e cerca de 10,8 milhões indiretamente, com 1.961 projetos beneficiados e 108 instituições apoiadas em 22 estados e no Distrito Federal. A conscientização e a educação sobre o diagnóstico precoce não são apenas essenciais; elas transformam o cenário atual e salvam vidas. 

Neste mês de setembro, convido todos a se engajar nessa causa. Precisamos destacar o quanto o diagnóstico precoce pode mudar a história de uma vida. Se você é um profissional de saúde, um educador ou um membro da comunidade, esteja atento aos sinais e sintomas do câncer. Se você é pai, mãe ou responsável, conheça os sinais e procure orientação médica se necessário. Ouça sua intuição, se notou algo diferente, como uma dor de cabeça persistente ou dor nas pernas, procure um médico. Cada sinal observado e cada ação tomada pode ser a diferença entre um tratamento bem-sucedido e um diagnóstico tardio!

 

Instituto Ronald McDonald - acesse o site


Nenhum comentário:

Postar um comentário