quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Seis a cada 10 brasileiros querem estudar no exterior, diz pesquisa

 

O sonho de estudar fora do país é uma ambição crescente entre muitas pessoas, independente da idade, conforme revela um estudo recente da Business Marketing Internacional que revela que seis em cada 10 brasileiros expressam interesse em buscar uma formação acadêmica fora do Brasil. A área de Tecnologia da Informação (TI) lidera a preferência, refletindo a demanda crescente por profissionais qualificados nesse setor, tanto no território brasileiro quanto no mercado internacional. 

Além da TI, outras áreas como administração, engenharia e saúde também figuram entre as escolhas populares dos brasileiros que desejam estudar no exterior. Para Gabrielle Hayashi Santos, consultora de educação internacional e internacionalização de carreiras, a motivação por essas áreas reflete as oportunidades de carreira e o desenvolvimento profissional que uma formação internacional pode proporcionar. “O acesso a recursos tecnológicos avançados, o aprendizado de novas culturas e a possibilidade de networking global são fatores que atraem estudantes brasileiros para essas disciplinas”, explica. 

Entretanto, o estudo também aponta desafios para quem deseja estudar fora e os altos custos envolvidos, a burocracia para obtenção de vistos e a adaptação cultural são barreiras que muitos enfrentam ao tentar ingressar em instituições estrangeiras. Apesar disso, o desejo de aprimorar a formação acadêmica e aumentar as chances de sucesso profissional faz com que muitos considerem o investimento válido. 

“A crescente busca por uma formação em um país que não é o seu de origem deixa claro que há uma tendência de valorização da educação globalizada e da competitividade no mercado de trabalho. Para muitos brasileiros, estudar fora não é apenas uma oportunidade de crescimento acadêmico, mas também uma estratégia para se destacar em um cenário profissional cada vez mais global e competitivo”, destaca Gabrielle. 

Caso tenha interesse na pauta, fico à disposição para fazer a ponte de entrevista com a porta-voz (perfil abaixo):

 

Gabrielle Hayashi Santos - Formada em Relações Internacionais pela UNISAGRADO, doutoranda em Política de Educação Internacional e consultora em Educação e Internacionalização de Carreiras. Gabrielle, tem 26 anos, já conquistou mais de 20 bolsas de estudos internacionais para realizar programas de estudo e trabalho no exterior, possui mestrado em Desenvolvimento e Governo pela bolsa DAAD Helmut Schmidt do DAAD, realizou estágios na Organização das Nações Unidas (ONU), Organização dos Estados Americanos (OEA) e Young America Business Trust (YABT) e atualmente é aluna do primeiro ano de PhD na University of Maryland em Política Educacional Internacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário