- Ferramenta com intérprete de Libras possibilita acesso em
tempo real à central de atendimento do birô de crédito.
- Em nove meses, mais de 400 consumidores foram atendidos por
equipe especializada da Serasa.
- Parceria com plataforma de atendimento em Língua de Sinais
promove autonomia a pessoas com deficiência auditiva.
- Mais de 70% das pessoas com deficiência auditiva que acionam
a Serasa querer renegociar dívidas.
Diante da crescente demanda por
atendimento em Língua Brasileira de Sinais, a Serasa fortalece canais para
atender consumidores com deficiência auditiva. Em parceria com a ICOM,
plataforma especializada em Língua de Sinais, a central já prestou suporte a
mais de 400 pessoas desde o início do ano, oferecendo tradução simultânea e
soluções personalizadas para serviços financeiros.
A tradução simultânea por videochamada
funciona em parceria com o ICOM, cujos intérpretes são habilitados a fazer o
contato entre consumidores surdos e centrais de atendimento. A plataforma ICOM
permite atender o cliente surdo no seu próprio idioma em tempo real.
Mais de 70% dos atendimentos
realizados estão relacionados aos temas de renegociação de dívidas e pontuação
Score. "Os principais temas abordados nas chamadas indicam uma busca
crescente por uma jornada financeira mais consciente, com o objetivo de quitar
pendências e melhorar a relação com o mercado de crédito," afirma Paulo
Nakano, gerente de experiência do cliente da Serasa. "Os atendentes são especialmente
preparados para orientar esse processo de forma didática e segura".
A origem da data
A data de 26 de setembro, que comemora o Dia Nacional do Surdo, foi oficializada no Brasil em 2008, pelo Decreto Lei 11.796, em homenagem à fundação da primeira escola de surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva, com perfis amplamente diversos e parte deles usa a Língua de Sinais para se comunicar.
De acordo com Nakano, a central
especializada em Libras é um marco para a inclusão e autonomia das pessoas com
deficiência auditiva na gestão de suas finanças. "Através de videochamadas
com intérpretes, o suporte não só facilita o entendimento dos serviços, mas
também promove soluções práticas, como a renegociação das dívidas. Essa
iniciativa reforça nosso compromisso com a acessibilidade para todos os
consumidores”, explica.
Como usar o
atendimento em Libras da Serasa:
- Acesse a Central de Ajuda da
Serasa em ajuda.serasa.com.br.
2. Na área “Acessibilidade para quem precisa”,
escolha a opção “Clique para chamar o intérprete” para iniciar o atendimento.
3. Você receberá um aviso para direcionar a chamada a um link externo. Aceite a opção no botão “Clique para Continuar”.
4. Aguarde para ser atendido e
certifique-se de que a câmera do equipamento esteja habilitada. A videochamada
em Libras pode ser feita tanto no computador quanto no celular.
Serasa
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