quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Dia Nacional do Surdo: ferramenta da Serasa permite negociação de dívidas em Língua de Sinais e estimula inclusão financeira

  

  • Ferramenta com intérprete de Libras possibilita acesso em tempo real à central de atendimento do birô de crédito.
  • Em nove meses, mais de 400 consumidores foram atendidos por equipe especializada da Serasa.
  • Parceria com plataforma de atendimento em Língua de Sinais promove autonomia a pessoas com deficiência auditiva.
  • Mais de 70% das pessoas com deficiência auditiva que acionam a Serasa querer renegociar dívidas.

 

Diante da crescente demanda por atendimento em Língua Brasileira de Sinais, a Serasa fortalece canais para atender consumidores com deficiência auditiva. Em parceria com a ICOM, plataforma especializada em Língua de Sinais, a central já prestou suporte a mais de 400 pessoas desde o início do ano, oferecendo tradução simultânea e soluções personalizadas para serviços financeiros. 

A tradução simultânea por videochamada funciona em parceria com o ICOM, cujos intérpretes são habilitados a fazer o contato entre consumidores surdos e centrais de atendimento. A plataforma ICOM permite atender o cliente surdo no seu próprio idioma em tempo real. 

Mais de 70% dos atendimentos realizados estão relacionados aos temas de renegociação de dívidas e pontuação Score. "Os principais temas abordados nas chamadas indicam uma busca crescente por uma jornada financeira mais consciente, com o objetivo de quitar pendências e melhorar a relação com o mercado de crédito," afirma Paulo Nakano, gerente de experiência do cliente da Serasa. "Os atendentes são especialmente preparados para orientar esse processo de forma didática e segura".

 

A origem da data

A data de 26 de setembro, que comemora o Dia Nacional do Surdo, foi oficializada no Brasil em 2008, pelo Decreto Lei 11.796, em homenagem à fundação da primeira escola de surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva, com perfis amplamente diversos e parte deles usa a Língua de Sinais para se comunicar. 

De acordo com Nakano, a central especializada em Libras é um marco para a inclusão e autonomia das pessoas com deficiência auditiva na gestão de suas finanças. "Através de videochamadas com intérpretes, o suporte não só facilita o entendimento dos serviços, mas também promove soluções práticas, como a renegociação das dívidas. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a acessibilidade para todos os consumidores”, explica.

 

Como usar o atendimento em Libras da Serasa:

  1. Acesse a Central de Ajuda da Serasa em ajuda.serasa.com.br.

 


 

2. Na área “Acessibilidade para quem precisa”, escolha a opção “Clique para chamar o intérprete” para iniciar o atendimento.


 

3. Você receberá um aviso para direcionar a chamada a um link externo. Aceite a opção no botão “Clique para Continuar”. 

 

4. Aguarde para ser atendido e certifique-se de que a câmera do equipamento esteja habilitada. A videochamada em Libras pode ser feita tanto no computador quanto no celular.

 


 

Serasa 

www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário