Concessionárias
removem toneladas de materiais inservíveis todos os meses ao longo dos trechos concedidosDivulgação: Via Colinas
Os resíduos
jogados indiscriminadamente nas rodovias e acostamentos causam impactos
negativos ao meio ambiente e riscos à segurança dos motoristas. O lixo atrai
animais, provocando acidentes; entope galerias pluviais e oferece barreiras ao
tráfego. Além disso, neste período de estiagem verificado em boa parte do país,
com a vegetação extremamente seca, os materiais descartados pelas janelas dos
veículos, como bitucas de cigarro, também podem contribuir para princípios de
incêndio.
Papelão, garrafas
PET, latas, embalagens, ferro e restos de obra são exemplos de materiais
descartados por motoristas e moradores lindeiros da malha viária. São toneladas
de resíduos recolhidos mensalmente pelas concessionárias nos trechos
concedidos, que encaminham os materiais a aterros sanitários, usinas de
reciclagem e programas próprios de reutilização de resíduos.
Atendendo às
obrigações contratuais do Programa de Concessões Rodoviárias, regulado pela
ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, as concessionárias têm o
compromisso de remover o lixo e descartá-lo corretamente. O trabalho de limpeza
é realizado diariamente às margens das rodovias, nos canteiros, canaletas e
sistema de drenagem.
Orientações
e penalidades
De acordo com a Lei 5.231 do Código Brasileiro de Trânsito, “atirar do veículo ou abandonar na via pública objetos ou substâncias” é crime com multa prevista de R$ 130,16 mais perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Trânsito (infração média). As concessionárias não aplicam penalidades, priorizando o trabalho educativo junto aos usuários e comunidade.
Os motoristas e
moradores do entorno das rodovias são orientados de que não devem descartar o
lixo urbano na faixa de domínio da rodovia. Os resíduos produzidos devem ser
armazenados e colocados na rua para que o serviço de coleta pública recolha. Os
trabalhos de conscientização são feitos por meio dos canais de comunicação das
concessionárias, campanhas, folhetos e mensagens orientativas nos painéis
eletrônicos.
Toneladas
de lixo
Confira, a seguir,
a quantidade e os principais resíduos recolhidos no primeiro semestre deste ano
por algumas concessionárias em suas rodovias:
AUTOBAN:
em média, 600 toneladas por mês, como
papel, plástico, papelão, madeira, borracha (ressolagem);
ECOPISTAS:
mais de 3,5 toneladas de pneus,
destinados à reciclagem;
ECOVIAS: a concessionária recolheu mais de 26,9 toneladas de pneus
no primeiro semestre, destinados à reciclagem;
ENTREVIAS:
261,4 toneladas de materiais recolhidos
de todo o trecho concedido, como sacolas plásticas, garrafas, latas, restos de
comida, embalagens, além de uma grande quantidade de pedaços de pneus, oriundos
de fragmentação dos pneus dos veículos em deslocamento na rodovia;
RENOVIAS:
317,21 toneladas entre papel, plástico,
latas de alumínio, ressolagem de pneus, lixo doméstico, galhos de árvore e
resíduo de obras;
ROTA
DAS BANDEIRAS: 1,4 tonelada de resíduos, como
embalagens plásticas, latas de alumínio e bitucas de cigarro;
TAMOIOS:
6 toneladas de lixo. Se considerar
até o final do mês de agosto, foram retiradas 8,25 toneladas, como galhadas de
árvores, restos de obra e lixo deixado pelos usuários (plásticos, papéis,
bitucas etc.);
TEBE: recolhimento de 145 kg de lixo, que inclui ferro, plástico e
papelão;
VIA
COLINAS: 482,24 toneladas de resíduos, sendo que
os materiais mais encontrados são os de origem plástica, como garrafas PET,
papel, papelão e metais, principalmente latas de alumínio.
Esse é um grave problema para todos nós
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