terça-feira, 17 de setembro de 2024

Cuidado com fraudes: centenas de famílias devem à justiça italiana por processos de cidadania

Advogados golpistas se aproveitam de desinformação sobre os trâmites; Contar com uma empresa especialista é um caminho seguro

 

Por conta dos vários benefícios, brasileiros têm cada vez mais buscado por cidadania italiana. Segundo os números levantados pelo Eurostat, em 2022, os brasileiros foram uma das dez nacionalidades do mundo que registraram uma cidadania europeia – 70% delas foram obtidas em Portugal e na Itália. Ao todo, foram 11,2 mil cidadanias concedidas a brasileiros, dobrando o número registrado no ano anterior.

O processo é baseado na lei jus sanguinis e deve ser aprovado por um juiz italiano, assim, exige importante habilidade profissional e técnica daqueles que formalizam o pedido junto ao governo. A cidadania dá direito de residir em toda a Europa, trabalhar e estudar nos países do bloco e ainda permite entrar em mais de 192 países sem visto, incluindo os EUA. Frente a esses inúmeros benefícios, algumas famílias ficam expostas a golpes e à falta de transparência e  surgem instituições promovendo soluções milagrosas e baratas de conseguir o passaporte europeu, que deixou famílias brasileiras em dívida com a justiça da Itália.


Posicionamento do Governo

No último Convegno di Studi  - congresso sobre cidadania italiana - na Universidade de Pádova, Salvatore Laganà, atual presidente do Tribunal de Veneza, relatou que cerca de 700 processos tiveram suas taxas obrigatórias não paga pelos advogados ou intermediários que representavam essas famílias, gerando uma dívida de R$ 2.1 milhões. A Agenzia delle Entrate, a “Receita Federal Italiana”, iniciou as cobranças diretamente das famïlias desse valor, expondo-as a um ônus financeiro imprevisto. Isso acarreta multas e penalidades impostas pelos tribunais italianos, criando uma dívida inesperada e onerosa para as famílias que muitas vezes não estavam cientes dessas obrigações. 


A falsa sensação de economia

O time de advogados da io.gringo, empresa especializada em cidadania italiana, foi convidado a participar do congresso e reforça que o caminho seguro para a obtenção do passaporte europeu é contar com uma empresa com credibilidade no mercado. “ Na fase de contratação dos serviços,  muitos clientes são atraídos por orçamentos mais baixos e pela promessa de um processo que não exige cuidado técnico. Essa falsa economia no entanto é ilusória e põe em risco a conquista da cidadania da família”, comenta Matheus Reis, fundador da io.gringo.


Como não cair em golpes

O cliente deve procurar empresas que tenham atendimento e escritórios tanto no Brasil quanto na Itália, evitar empresas pequenas que terceirizam seus trabalhos devido à exposição dos dados pessoais da família, não fazer transferências internacionais para desconhecidos  e duvidar de promessas milagrosas de reconhecimento rápido e barato. A conquista do direito da cidadania é algo que muda as oportunidades de vida da família e deve, portanto, ser vista como um investimento a ser feito de forma segura, finaliza Matheus.

A io.gringo oferece suporte completo, que vai desde a busca da certidão italiana até a tradução juramentada dos documentos, assegurando que todas as etapas do processo de cidadania sejam conduzidas dentro da legalidade. Um dos grandes diferenciais da empresa é o comprometimento com o cumprimento de prazos e o pagamento adequado de taxas, eliminando assim o risco de multas e penalidades que poderiam resultar em dívidas judiciais.

“Na io.gringo temos todos nosso processos foram aprovados pelos juízes italianos, é um caminho certeiro para aqueles que buscam evitar golpes, fraudes ou armadilhas. Além de mais de 6 mil clientes italianos já reconhecidos”, afirma Matheus Reis, fundador da io.gringo. 



Io.Gringo
https://iogringo.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário