segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Cidades que apostam em programas para o desenvolvimento de habilidades apresentam avanço no Ideb

Recursos que ajudam no desenvolvimento socioemocional em sala de aula atuam como complemento na educação nos anos iniciais

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, principal indicador da qualidade do ensino básico e médio no País, foi divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os indicadores apontam uma discreta evolução de 0,2 pontos nos anos iniciais, suficiente para atingir a meta do Governo Federal de 6,0. Analisando a tabela com as pontuações, é possível observar que as cidades que mantêm práticas complementares no currículo contribuíram para essa conquista ao impulsionar os dados com elevações consideráveis. 

É o caso de algumas cidades paulistas, como Barretos, que saltou de 6,2, no Ideb 2021 para 7,2, além de Marília (6,4 para 7,0), Junqueirópolis (7,3 para 7,7), Cajamar (5,8 para 6,1), Charqueada (6,1 para 6,4) e Piracicaba (6,3 para 6,4). Todos esses municípios possuem um fator em comum: a aplicação de Programa para desenvolver habilidades socioemocionais com impacto na aprendizagem, a partir de jogos e atividades que estimulam fatores como a capacidade de raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a resolução de problemas, entre outros. Essa metodologia é aplicada pela Mind Lab, empresa pioneira no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas de forma integrada, que atua nessas cidades com a metodologia do programa MenteInovadora. 

Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP de Ribeirão Preto e professor emérito da UFPE, destaca a importância de ir além do currículo básico para o desenvolvimento estudantil. “Desenvolver as habilidades socioemocionais em nossas crianças vai ser determinante não só para o sucesso escolar como também para a vida futura, tanto social como profissional. Estudos de James Heckman - Prêmio Nobel de Economia em 2000, mostram que elas têm 44% maiores chances de concluir o ensino médio em relação àquelas que não se desenvolveram, assim como no rendimento salarial quando na sua vida profissional”. 

Outras cidades que se destacam são Campos dos Goytacazes e Angra dos Reis, ambas no Rio de Janeiro. A primeira viu a nota elevar de 4,7 para 5,4. Já a segunda, subiu de 5,5 para 5,7 no último resultado. Por sua vez, Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, saltou de 4,8 para 5,4, e as cidades gaúchas de Nonoai (de 5,1 para 5,9) e Aratiba (de 6,7 para 6,8) também obtiveram evolução na educação nos anos iniciais. A capital do Acre, Rio Branco (de 5,7 para 6,4), também compõe a lista de sucesso. Todos os municípios contam com o apoio do programa MenteInovadora. 

Thiago Zola, Head de Produtos da Mind Lab, explica como a atuação da empresa é um colaborador ativo para a evolução educacional dessas cidades: “nosso Programa atua a partir de uma metodologia baseada em três pilares: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professor mediador, explorando os recursos com ações intencionais”. 

Os conteúdos estão alinhados com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e se agregam à prática pedagógica, auxiliando na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa. Thiago conclui: “não temos a intenção de substituir os planos existentes, mas sim atuar como complemento ao sistema de ensino em total sintonia com o conteúdo aplicado pelos educadores”.
 

Mind Lab


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