Atrasos podem ocorrer por prematuridade, paralisia cerebral, imunodeficiências, síndromes raras ou riscos sociais
O
Centro Universitário de Brasília (CEUB) oferece à comunidade serviço de triagem
e intervenção precoce para monitorar o desenvolvimento motor e cognitivo de
bebês e crianças. A partir da avaliação individual é identificada a necessidade
de terapias específicas, que podem ser realizadas por meio do próprio programa.
Em casos de atraso no desenvolvimento ou risco de problemas, o acompanhamento é
feito com reavaliações periódicas, garantindo o suporte necessário para o
progresso do desenvolvimento infantil. As sessões são realizados no Centro de
Atendimento à Comunidade (CAC) do CEUB, localizado no Edifício União, no Setor
Comercial Sul.
O
projeto, realizado como modalidade de extensão do curso de Fisioterapia, tem
como foco avaliar bebês e crianças que, por alguma razão, apresentam risco de
atraso ou desvio no desenvolvimento infantil. Segundo a coordenadora da ação,
Ana Letícia Oliveira, professora de Fisioterapia do CEUB, os riscos podem
incluir condições de prematuridade, paralisia cerebral, internações
recorrentes, síndromes raras ou malformações, como a mielomeningocele, ou
outros diagnósticos definidos. “Dentro do projeto também avaliamos bebês em
situação de vulnerabilidade social, que possam ter menos oportunidades de
acesso a estímulos adequados, desnutrição ou restrições nutricionais”.
Do
ponto de vista da formação educacional, a docente do CEUB destaca, que no
momento, o foco do projeto é treinar os alunos para realizarem avaliações e a
aplicação das escalas padrões de forma correta. De acordo com a especialista,
essa vivência é sempre acompanhada por especialistas: “Esses projetos
proporcionam uma troca de conhecimento fundamental entre professores e alunos,
além de atender e servir à comunidade”.
Como funciona a avaliação da criança?
As
avaliações fisioterapêuticas com as crianças inscritas incluem a aplicação de
testes específicos, além de uma escala padronizada de triagem infantil para
crianças de zero (0) a seis (6) anos, voltada para identificar riscos de
diferentes domínios do desenvolvimento: motor, linguagem, social e motricidade
fina. Essa escala será aplicada especialmente nos casos em que forem percebidos
atrasos além do desenvolvimento motor. Entre os pacientes que já estão sendo
assistidos pelo projeto estão dois bebês com deficiência auditiva, o que também
pode ser um fator de risco para alterações e atrasos. “Esses foram os casos
pilotos, tanto para avaliação quanto para iniciar e desenvolver um
acompanhamento de intervenção”, acrescenta a coordenadora do projeto.
Por que a intervenção precoce é importante?
De
acordo com a literatura, quanto mais cedo é feita a intervenção, melhores são
os resultados e os prognósticos, minimizando as repercussões motoras,
cognitivas e de fala. Nesse sentido, a docente reforça que longos períodos de
atraso dificultam a recuperação e geram alterações mais significativas no
desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo. Como exemplo, ela cita que, ao
final do primeiro ano de vida, será difícil para a criança acompanhar as
habilidades esperadas para a idade. “Ao longo do primeiro ano, as habilidades
motoras, cognitivas e sensoriais se desenvolvem em conjunto. Assim, se o bebê
apresenta atraso motor, é provável que também tenha atraso cognitivo”, completa
a docente do CEUB.
Serviço: Triagem e Intervenção Fisioterapêutica Precoce do
Desenvolvimento Infantil
Agendamentos:
telefone ou presencial (61)3966-1660
Atendimentos:
Terça e quinta-feira, das 13h às 15h
Local:
Edifício União | SCS Quadra 01, 8 º andar
Consulta:
R$ 40 (pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou débito)
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