Com projetos que
levam aulas de futebol e esportes com raquetes em escolas públicas de São
Paulo, instituto atua há dezesseis anos na melhoria de bem-estar dos
alunos
Com dezesseis anos de atuação com atividades
esportivas e dois com Rede de Proteção Social em escolas públicas e
instituições em São Paulo, o Instituto CADES celebra o 1º de setembro, Dia do
Profissional de Educação Física, com dados positivos que demonstram a
importância do trabalho que é realizado nestes locais.
Com o ideal de democratizar o acesso ao esporte e
promover os valores do esporte educacional CADES, desde a sua fundação,
desenvolve diversos projetos em comunidades de alta vulnerabilidade social,
envolvendo parceiros do setor público e privado. “Nossa missão é promover
cidadania e inclusão social levando educação, qualidade de vida, fortalecimento
da família e prevenção”, diz Ana Cristina Amaro, presidente.
Sendo assim, as atividades físicas fazem parte do
DNA do projeto e os profissionais de Educação Física formam a maioria em seu
quadro de colaboradores. Exemplo disto é o Antonio Lopes, professor que está no
instituto há 15 anos. Seu trabalho consiste em coordenar projetos. “Eu planejo
e vejo quais são as condições para que os professores consigam desempenhar um
bom trabalho com as crianças. Com isso, faço todo acompanhamento para ver como
eles estão aplicando as atividades, se o local e os materiais estão limpos e em
boas condições”, diz.
Além das preocupações com o ambiente, ele também
avalia a metodologia aos alunos. “Outra preocupação está nas questões
transversais ao atuarmos nas atividades com gêneros, que é algo bem específico.
Com isso, percebo muito o desenvolvimento no comportamento, as crianças
estreitam laços de amizade com o esporte e também ficam mais habilidosas na
parte motora e também na capacidade física de cada. E, por fim, a questão do
comprometimento é algo que merece destaque como um excelente resultado das
aulas que aplicamos”.
Segundo Adriana Cancian, que também é professora,
“Atuar no CADES é contribuir para a mudança social através do esporte e as infinitas
possibilidades de transformação. "Estou na instituição desde 2022 e
acompanhar o desenvolvimento da equipe e dos atendimentos nos projetos é
sensacional. Nos de gênero, conseguimos trazer temas relevantes para fortalecer
e encorajar as meninas a serem mais ativas e protagonistas de suas vidas, é
falar de empoderamento no dia a dia através do esporte", diz.
Já para Jackson Kauê, que foi aluno atendido pelo
CADES e hoje atua como estagiário de Educação Física, “Trabalhamos muito com
atividades lúdicas. No meu caso, são turmas do 2º ao 4º, então é preciso
criarmos ações que contextualizem com essa faixa etária”. Segundo ele, esses
exercícios ajudam no desenvolvimento cognitivo assim como no convívio social dos
alunos. “Eles percebem não se dá para fazer algo sozinho, é preciso do outro.
Com isso, ajudamos no ensinamento do trabalho em equipe. Também conseguimos
identificar quando estão um pouco mais dispersos, e aí utilizamos apitos e
vozes de comando para que voltem a se concentrar. No fim, o resultado é
positivo e eles não só aceitam como apresentam progressos expressivos”,
conclui.
Com todo este trabalho, o CADES celebra a data com
números expressivos: 73.837 crianças, adolescentes e adultos impactados ou atendidos,
além de 2.179 professores capacitados e mais de 10.400 materiais esportivos
pedagógicos doados. “Parabenizo os profissionais de educação física pela data.
Eles são a referência, o acolhimento e a escuta. São fundamentais em todo esse
processo que fazemos e nas melhorias resultadas ao longo dos anos. Seguimos
firmes, sempre em busca de transformar vidas de crianças e adolescentes por
meio do fortalecimento de vínculos sociais e melhoria da qualidade de vida pelo
esporte”, finaliza Ana Cristina.
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