domingo, 4 de agosto de 2024

Gastronomia francesa: saiba quais ervas e especiarias são essenciais nas receitas clássicas

Desde pratos já conhecidos até as receitas mais sofisticadas, o uso de temperos é um grande aliado para agregar sabor e toque especial nos preparos do dia a dia


Freepik

 

A França é um país que encanta muitos turistas com suas belas paisagens e monumentos icônicos como a Torre Eiffel e a Catedral de Notre-Dame. Porém, um dos grandes destaques desta cultura é a gastronomia que valoriza ingredientes peculiares, técnicas refinadas e o uso de ervas e especiarias.

Desde as receitas clássicas até as especialidades regionais que foram incorporadas por outras culturas, incluindo a população brasileira, tudo é elaborado com muito requinte e sofisticação. O uso de ervas e especiarias para realçar os sabores naturais dos alimentos é algo tradicional em pratos como o Ratatouille e o Soufflé, que no Brasil é conhecido como “suflê”.

O famoso Ratatouille é feito com legumes cozidos em azeite com ervas mediterrâneas. Já o suflê, é uma preparação feita no forno, com técnica de preparo que envolve a incorporação de claras em neve à base da receita para garantir a leveza e textura aerada. Pode ser preparado doce ou salgado, servindo como acompanhamento ou sobremesa.

As ervas como o louro, tomilho e alecrim proporcionam aroma e mais sabor, além de um toque especial aos pratos em que são usadas. As especiarias como pimenta-do-reino e noz-moscada são essenciais em muitas receitas tradicionais francesas.

Quando o assunto é descomplicar a forma de preparar receitas e trazer praticidade à mesa dos brasileiros, a
Kitano, líder nacional no segmento de temperos naturais, possui um portfólio completo com mais de 30 tipos de temperos distribuídos entre ervas, especiarias e pimentas 100% naturais. Estes ingredientes são versáteis para serem utilizados tanto em preparações mais tradicionais do dia a dia, como até mesmo pratos mais elegantes. Confira abaixo algumas sugestões de receitas e Bon Appétit!

Receitas

Ratatouille com Filé Mignon Grelhado

Divulgação: Kitano
 

Tempo de preparo: 35 minutos
Rendimento: 2 porções


Ingredientes

600g de filé mignon
1 berinjela cortada em cubos
2 tomates cortados em cubos
2 abobrinhas cortadas em cubos
2 cebolas cortadas em cubos
1 pimentão verde e 1 amarelo cortado em cubos
1 pimenta dedo-de-moça
12 dentes de alho com casca
Tomilho Kitano
Alecrim Kitano
Salsa Kitano
Pimenta-do-Reino Preta em Pó Kitano
Azeite de oliva a gosto
Sal a gosto


Modo de preparo

Corte o filé mignon em bifes e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Em uma frigideira, frite os filés no azeite. Em uma assadeira, coloque todos os legumes e as ervas (tomilho, alecrim e salsa). Tempere com o sal e as pimentas. Regue com o azeite de oliva de modo suficiente para umedecer todos os legumes e leve ao forno preaquecido a 200º graus. Asse até todos os legumes estarem macios, mexendo de vez em quando. Acrescente a carne na assadeira e leve ao forno por mais 5 minutos. Salpique a salsa e sirva.


Suflê de Queijo

Divulgação: Panelinha


 
Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes

2 ½ colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite integral
4 ovos
1 lata de creme de leite
1 colher (chá) de sal
1 pitada de Pimenta-do-Reino Preta em Pó Kitano
1 pitada de Noz-Moscada Kitano
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) de queijo prato ralado


Modo de preparo

Em uma panela, aqueça a manteiga, junte a farinha de trigo até dourar e, aos poucos, acrescente o leite integral mexendo sempre. Na etapa seguinte, pegue os ovos e separe a clara da gema em duas vasilhas. Na vasilha que contém as gemas, bata bem. Com as gemas batidas, acrescente o creme de leite, o sal, a pimenta-do-reino, a noz-moscada e os queijos. Deixe esfriar. Em uma batedeira, bata as claras em neve e incorpore delicadamente à mistura de queijo. Coloque em uma forma de suflê (cerca de 20 cm de diâmetro) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourado e firme. E está pronta a receita!

Para mais saber mais dicas e receitas culinárias, acompanhe o perfil da
kitano.brasil no Instagram ou acesse o site da Kitano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário