sábado, 31 de agosto de 2024

Destination Wedding: o que é e como facilitar o planejamento

rawpixel.com no Freepik
O estilo de casamento oferece aos noivos a oportunidade de celebrar de forma única, mas exige preparativos mais detalhados

 

Nos últimos anos, o conceito de Destination Wedding vem ganhando mais popularidade no Brasil. Mas o que é e como os noivos podem tornar essa comemoração mais fácil e prazerosa? Confira no texto a seguir. 

 

Conceito 

Um Destination Wedding é um casamento realizado em um local diferente da cidade de residência dos noivos. A escolha pode ter diversos motivos, como casar mais perto de familiares e amigos, celebrar em um cenário específico, como praia, montanha ou fazenda, ou mesmo o desejo de realizar uma cerimônia fora do comum. De acordo com uma pesquisa realizada pelo iCasei, plataforma pioneira no segmento de site de casamento e lista de presentes, 41,1% dos entrevistados fariam um Destination Wedding.  

"A escolha pelo Destination Wedding agrega um sentido especial ao grande dia dos casais, seja pela escolha de um destino paradisíaco ou pela intimidade proporcionada por um evento longe de casa", afirma Diego Magnani, CCO do iCasei. 

 

Dicas para um Destination Wedding 

"Embora a ideia de casar em um destino especial, em outra cidade ou até mesmo em outro país, possa ser empolgante, os noivos precisam entender que a escolha envolve alguns desafios. Porém, com um bom planejamento e apoio profissional, é possível transformar o sonho em realidade e criar memórias inesquecíveis", explica Magnani.  

Contrate uma assessoria local: para organizar um casamento à distância, a ajuda profissional é essencial para simplificar o planejamento. A assessoria local – e especializada no destino, especialmente se o Destination Wedding for fora do Brasil – recomendará os melhores fornecedores e cuidará dos preparativos para os noivos, garantindo que tudo fique conforme o esperado. Se possível, visite a região pelo menos uma vez antes do casamento.  

Pesquise o destino: para definir a data do grande dia, é preciso considerar o clima local, bem como o calendário de feriados. Isso previne que os casais tenham surpresas e evitem os meses de alta demanda.  

Entenda o orçamento: ao planejar uma cerimônia fora do Brasil, é fundamental considerar os preços dos produtos e serviços convertidos para a moeda local, estudando a média da região. Planejar os gastos financeiros ajuda a evitar imprevistos e assegurar que todas as despesas sejam calculadas corretamente.  

Antecedência é fundamental: para um Destination Wedding, recomenda-se um planejamento de um ano e meio ou mais de antecedência. Isso garante tempo suficiente para resolver as questões logísticas e para a disponibilidade dos fornecedores e convidados.  

Facilite a logística: fornecer detalhes sobre hospedagem e transporte pode aumentar a adesão ao evento. Inclusive, os noivos podem negociar pacotes com desconto para os convidados. O iCasei permite a criação de sites personalizados, que servem como um hub central de informações em que os convidados podem encontrar facilmente todos os detalhes do evento, como local com mapa do trajeto, previsão do tempo, dicas de hotéis, passeios e muito mais! Outra grande vantagem é a lista de presentes virtual convertida em dinheiro, onde os convidados podem comprar os presentes sem sair de casa e os noivos resgatam o valor direto na conta.  

Caio & Vick Fotografia
A influência da distância: casamentos realizados em cidades mais próximas facilitam a presença dos familiares e amigos. 98,2% dos casamentos acontecem no Brasil, sendo que o destino mais buscado é São Paulo, com 43,93%. No estado, a preferência é pelo interior, com Vinhedo e Mairiporã no topo da lista. Em segundo e terceiro lugares aparecem Minas Gerais (13,87%) e Rio de Janeiro (8,67%) na escolha dos casais. Apenas 1,8% optam por casar no exterior. África e Argentina ocupam o primeiro lugar, em seguida vem Colômbia, Itália e Portugal. 

Experiências reais 

Para quem escolhe realizar um casamento à distância, o planejamento pode ser mais trabalhoso. Amanda, que fará um Destination Wedding no fim de 2024, conta: "Tem sido desafiador planejar uma cerimônia em Santos, quando residimos em Campinas. A distância de quase três horas tem dificultado a logística e o acompanhamento dos detalhes. Também é trabalhoso conciliar a nossa agenda com a dos fornecedores". 

 

Conclusão 

Apesar dos desafios, o Destination Wedding pode ser uma experiência gratificante e inesquecível. Com planejamento antecipado, apoio de uma assessoria local e escolhas estratégicas, muitos casais conseguem superar os obstáculos e celebrar o grande dia da forma que sempre sonharam. 

 

iCasei
https://www.icasei.com.br/
@icaseibr


Nenhum comentário:

Postar um comentário