sábado, 31 de agosto de 2024

Aromaterapeuta explica o poder do óleo essencial de gerânio, indicado, especialmente para as mulheres

Gerânio também tem efeito equilibrador do sistema nervoso: reequilibra a mente, alivia a ansiedade, a depressão, a tensão mental e a irritabilidade


O doce aroma do óleo essencial de gerânio (Pelargonium graveolens) traz consigo uma série de benefícios: equilibra os hormônios, é um regulador emocional e trata a pele oleosa e sem vitalidade. Quem explica é a aromaterapeuta Maria Aparecida das Neves, que recomenda o óleo, especialmente, para as mulheres. 

 

“É um estimulante e regulador da produção de hormônios; benéfico contra a TPM, sintomas da menopausa (especialmente as alterações de humor associada a esta fase) e infecções vaginais”, explica.

 

No aspecto emocional, sua influência aromática ajuda a libertar as memórias negativas e traz de volta a paz. “Gerânio acalma, reanima e relaxa a mente e equilibra o sistema nervoso. Alivia a ansiedade, a depressão, a frustração e a irritabilidade”, detalha Aparecida. 

 

Um estudo de 2017 (Shirzadegan, R., Gholami, M., Hasanvand, S., et al. 2017. Effects of geranium aroma on anxiety among patients with acute myocardial infarction: A triple-blind randomized clinical trial) revelou que oitenta pacientes estavam hospitalizados devido a um infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco). Metade foi designada para o grupo de aromaterapia e metade para o grupo de controle. “O grupo de aromaterapia inalou óleo essencial de gerânio por 20 minutos, duas vezes ao dia, durante dois dias consecutivos, e o grupo controle fez o mesmo com óleo de girassol. A ansiedade diminuiu muito mais no grupo do gerânio do que no grupo controle”, compartilha a especialista. 

 

O óleo também traz viço e beleza à pele. De acordo com a aromaterapeuta, ele limpa e tonifica a pele, além de equilibrar a oleosidade e a secreção de gordura das glândulas sebáceas. “É indicado, por exemplo, para tratar a acne ou para reparar a pele desvitalizada”. 

Outras indicações são para e estrias e ferimentos menores; para favorecer a drenagem linfática, aplicando o óleo essencial no óleo ou no creme de massagem; para eliminar toxinas; aliviar retenção de líquidos e até combater a celulite. Além disso, estimula o fígado e é eficaz contra úlceras bucais e diarreias por meio de compressas, banhos ou massagem.

 

A seguir, Maria Aparecida das Neves compartilha receitas simples utilizando o óleo essencial de gerânio: 

 

Para regular as emoções

Neste caso, experimente a seguinte sinergia: 3 gotas de óleo essencial de gerânio, 4 gotas de bergamota e 1 gota de camomila romana. Acrescente a mistura no seu difusor. 

 

Óleo corporal relaxante

Misture 12 gotas de óleo essencial de bergamota, 4 de gerânio e 9 de sândalo a 50 ml de um óleo vegetal carreador. Massageie a nuca, ombros, costas ou todo o corpo. Ajuda a reduzir a tensão, a ansiedade e a insônia. 

 

Para equilíbrio hormonal

Um óleo corporal é bastante indicado, tome nota: para 20 ml de óleo vegetal, adicione 4 gotas de gerânio, 6 gotas de toranja. Aplique após o banho. 

 

Maria Aparecida das Neves - Com formação em Psicologia, incorporou as Práticas Integrativas e Complementares à sua atuação profissional há mais de 30 anos. Em 1989, recebeu formação direta da Fundação Dr. Edward Bach da Inglaterra, tornando-se uma das primeiras educadoras em Florais de Bach do Brasil. No que tange à Aromaterapia, estudou, pesquisou e buscou conhecimento sobre esta prática milenar recorrendo a profissionais renomados mundialmente, como David Stewart, Kurt Schnaubelt, Daniel Pénöel, Robbi Zeck, Rhiannon Harris Lewis, Gabriel Mojay e o próprio Robert Tisserand. Atualmente, além de atendimento em consultório e dedicar-se a cursos e outros eventos de formação, coordena a área de Terapias Botânicas no Núcleo de Cuidados Complementares e Integrativos (NUCCI) no Centro de Reabilitação Hospital Dia Adulto (CRHD) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (FMUSP). Lá, utiliza a Aromaterapia em pacientes com transtornos mentais graves. Por este trabalho, foi a vencedora do "Prêmio Internacional René Maurice Gattefossé" 2024, concedido pela Fundação Gattefossé, sediada na França. O prêmio reconhece iniciativas que incorporam a aromaterapia baseada em evidências para fornecer benefícios diretos de saúde ou bem-estar aos destinatários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário