O mundo digital abriu portas para uma nova carreira que vem ganhando cada vez mais destaque: a de criador de conteúdo. Com a popularização das redes sociais, muitas pessoas têm descoberto a possibilidade de transformar sua paixão pelas redes sociais em uma profissão lucrativa e gratificante. Mas, afinal, como começar a criar conteúdo para redes sociais de forma profissional? Rapha Avellar, CEO e fundador da BrandLovrs, plataforma que conecta creators e marcas, separa 8 dicas essenciais para iniciar essa jornada:
- Identifique
quais assuntos você irá abordar
Para começar a produzir conteúdo é essencial
identificar em qual nicho você pode se destacar. Para isso, é importante se
perguntar: quais assuntos me interessam e no que eu sou bom? Moda, beleza,
tecnologia, culinária, viagens, esportes, são apenas alguns dos exemplos.
Identificar esse nicho foco ajuda a criar uma comunidade mais fiel e facilita a
criação de conteúdo relevante e de qualidade.
- Crie
sua comunidade
Quando iniciamos na trajetória de creator é muito
importante entender quem será nosso público-alvo. Para entender os detalhes
desses perfis é preciso pesquisar sobre seus interesses, necessidades e
comportamentos. Ferramentas e dados das próprias redes sociais são essenciais
para obter insights valiosos e começar a criar sua comunidade.
- Engaje
com seu público
Para ter um público fiel e engajado é indispensável
interagir com a comunidade. Responder comentários, mensagens diretas e criar
grupos de transmissão são algumas das formas de criar proximidade, construindo
uma relação de confiança e fidelidade com seus seguidores. Quando perguntamos
aos creators da nossa base a frequência de interação com a sua comunidade, a
grande maioria respondeu que se relaciona diariamente com ela.
- Invista
na produção de conteúdo com qualidade
Para começar a criar conteúdo você não precisa ter
a melhor e mais cara câmera, mas a qualidade do conteúdo é um fator muito
importante para ganhar destaque. Por isso, invista em aprender truques para
deixar a sua edição e qualidade do conteúdo cada vez mais profissional. Além
disso, é importante aprender a usar softwares de edição de vídeo e imagem.
Existem várias opções gratuitas e pagas que podem ajudar a aprimorar a
qualidade do seu material.
- Crie
um cronograma de postagens
A consistência é chave para o sucesso nas redes
sociais. Crie um cronograma de postagens e siga-o rigorosamente. Isso não só
ajuda a manter seu público engajado, mas também a planejar melhor seu conteúdo
e evitar a procrastinação.
- Não
abra mão da sua autenticidade
Entre tantos criadores de conteúdos de diferentes
nichos na internet, o que faz alguns se destacarem é a autenticidade. Por isso,
você precisa ser você mesmo e não ter medo de mostrar sua personalidade. No
mundo onde tudo se copia, quem consegue se diferenciar e criar novas tendências
terá sucesso.
- Estude
e se atualize constantemente
O universo das redes sociais está em constante
evolução. Novas plataformas, ferramentas e tendências surgem o tempo todo.
Portanto, é importante estar sempre atualizado e disposto a aprender. Participe
de cursos, workshops e esteja atento às novidades do mercado.
- Identifique
oportunidades para monetizar seu conteúdo
Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro como
criador de conteúdo. Desde parcerias com marcas e publicidade, até a venda de
produtos próprios ou conteúdos exclusivos para assinantes. Para quem está
começando pode parecer um caminho distante a parceria com marcas, mas a
tecnologia pode ajudar. O app da BrandLovrs pode te conectar a marcas que
buscam influenciadores para divulgar seus produtos ou serviços,
independentemente do número de seguidores que o creator possui. O processo de
utilização do app BrandLovrs - disponível para iOS e Android - é bastante
simples e intuitivo. Basta o criador de conteúdo se cadastrar na plataforma,
fornecer informações sobre seu perfil, interesses e público, e explorar as
diversas campanhas disponíveis. Através da plataforma, mais de 160 mil creators
estão construindo relacionamentos autênticos e mutuamente benéficos com grandes
marcas, impulsionando campanhas de marketing mais eficazes e engajadoras.
“Fechar a primeira publi com a BrandLovrs foi o
pontapé que eu precisava pra continuar na minha carreira como criadora de
conteúdo, porque eu acho que todo mundo passa por algum momento de se
questionar se é um caminho, se está fazendo a coisa certa, afirma Sarah
Mesquita (@ssarahmsqs). “Considerando que eu tinha menos de 3 mil seguidores na
época, tive a prova de que fechei a publi pela qualidade do conteúdo e não pela
quantidade de seguidores, e isso era o que eu precisava pra realmente perceber
que eu sou capaz”, ela completa.
“Tornar a criação de conteúdo em uma profissão
exige dedicação, planejamento e paixão pelo que se faz. Mas, ao seguir essas
dicas, e aproveitar as possibilidades que a tecnologia proporciona, é possível
construir uma carreira de sucesso nas redes sociais. O importante é começar e,
aos poucos, aprimorar suas técnicas e estratégias para alcançar resultados cada
vez melhores”, finaliza Avellar.
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