terça-feira, 30 de julho de 2024

O tempo mudou? Saiba por que alérgicos sofrem mais com a mudança de estação

Especialista do Hospital CEMA lista quais são os itens mais causadores de alergia e o que fazer para evitar problemas respiratórios causados pelo clima instável 

 

Calor de verão nos meses de inverno, dias muito quentes seguidos de dias frios, extenso período sem chuvas. Com tantas mudanças bruscas na temperatura é muito difícil não ficar doente. Ainda mais para os alérgicos de plantão. Nesse vaivém de climas, quem tem alergia sofre muito. Mas por que ocorre essa piora quando a temperatura muda? O otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Dr. Cícero Matsuyama, explica. “Os sintomas respiratórios pioram por causa do maior contato das pessoas com tecidos (blusas de lã, cobertores etc) que ficam guardados no armário. Esses itens ficam repletos de pó e ácaros, o que provoca os quadros respiratórios”, diz. 

Além disso, ele lembra que em virtude do frio, os ambientes tendem a ficar mais fechados, o que é um fator de risco importante de não dispersão de elementos causadores de crises alérgicas. A coberta esquecida no guarda-roupa, o agasalho cheio de pelinhos e a umidade de uma casa fechada estão entre os principais vilões de quem tem alergia. “O pó caseiro, os ácaros incluindo seus resíduos, pelos de animais domésticos, fungos que se acumulam em locais úmidos, tais como paredes ou debaixo da pia costumam ser os principais agentes responsáveis pelas crises de alergia”, esclarece o médico. 

Mas, afinal, o que fazer, nessas circunstâncias? A primeira recomendação é óbvia: antes de usar as blusas e cobertores esquecidos no armário é essencial lavar antes. Isso pode evitar espirros e narizes obstruídos, que atrapalham e muito a qualidade de vida dos alérgicos. Travesseiros, cobertores e colchões têm um prazo de validade, mas nem todo mundo consegue trocar com a frequência necessária. Nesses casos, o otorrinolaringologista tem uma recomendação. 

“Uma boa higienização com produtos acaricidas (contra ácaros), ventilação frequente e exposição à luz solar costumam ser suficientes para manter o ambiente livre de elementos causadores de alergias”, afirma. Alguns itens já vêm com uma prévia elaboração acaricida, o que aumenta a eficácia no combate às desconfortáveis alergias. 

 

CEMA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário