segunda-feira, 1 de julho de 2024

Férias escolares: 62% dos pais consideram estressantes equilibrar trabalho com recesso escolar

  • 62% dos pais consideram estressantes ter que equilibrar o trabalho com cuidados com os filhos, durante as férias escolares;
  • 56% dos pais enxergam os espaços de trabalho flexível como seu principal aliado durante as férias escolares, especialmente entre os pais mais jovens, de 25 a 34 anos (67%).

 

Profissionais/pai/mães se beneficiam com o trabalho híbrido no período de férias escolares 

Principais informações: 

  • 88% dos trabalhadores híbridos atuaram de locais distantes de suas sedes em 2022;
  • 67% dos funcionários disseram acreditar que podem desempenhar suas funções trabalhando de uma viagem;
  • 71% considerariam entrar para um novo trabalho, apenas se oferecesse a flexibilidade para trabalhar remotamente, em parte do tempo.
  • A pesquisa também aponta o Rio de Janeiro como uma das melhores cidades do mundo para realizar o "workation”.

 

Como benefícios do trabalho híbrido:  

  • 76% destacaram equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho,
  • 52% a possibilidade de passar mais tempo com amigos e familiares,
  • 47% economizar dinheiro viajando em dias de menor movimento
  • 30% desfrutar de férias mais longas

 

Para famílias: 

  • 62% dos pais consideram estressantes ter que equilibrar o trabalho com cuidados com os filhos, durante as férias escolares;
  • Mais da metade utiliza suas folgas anuais para cumprir com responsabilidades parentais.
  • 56% dos pais enxergam os espaços de trabalho flexível como seu principal aliado durante as férias escolares, especialmente entre os pais mais jovens, de 25 a 34 anos (67%). 

A temporada de férias escolares está próxima e os pais já começam a organizar suas rotinas e muitas vezes acabam sendo impedidos de aproveitar os momentos com a família em razão do trabalho.

O conceito de trabalho híbrido e a adoção do modelo "anywhere office" têm ganhado destaque no mundo corporativo e têm mostrado vantagens significativas, especialmente para as famílias durante as férias escolares das crianças. Uma vez que a prática proporciona flexibilidade, redução de estresse, economia de tempo e apoio na supervisão de atividades. Já para as empresas, o formato é crucial para atrair e reter talentos, aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e se adaptar às mudanças do mercado.

 

A fim de conciliar os momentos de lazer e cumprir com as obrigações muitos viajantes praticam o chamado “workation”. 

Dados levantados pelo International Workplace Group – líder global e nacional em espaços de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios, revelou que 62% dos pais consideram estressante equilibrar o trabalho com os cuidados parentais durante as férias escolares de seus filhos. Como resultado, mais da metade dos pais utiliza sua licença anual para cumprir essas responsabilidades pessoais, enquanto apenas 10% conseguem aproveitar totalmente suas férias nesse período. 

Tentando reduzir o estresse e aproveitar o período com as crianças, 56% dos pais encontraram no modelo híbrido a solução para unir seus trabalhos às férias, especialmente entre os pais mais jovens, de 25 a 34 anos (67%). 

De forma geral, 78% dos pais expressam sua preferência por usar um espaço de trabalho flexível próximo de onde estão localizados. Os números são ainda mais significativos entre os adultos de 25 a 34 anos, dos quais 90% afirmam que aproveitariam um espaço de trabalho no modelo de hub-and-spoke, uma forma de organização de espaços de trabalho que conta com um espaço central (o "hub") e os outros mais periféricos (“spokes”). 

Outro dado relevante mostra que 67% dos funcionários disseram acreditar que podem desempenhar suas funções trabalhando de uma viagem, mas em caso de necessidade de uma infraestrutura mais adequada podem contar com os escritórios da Regus e Spaces, que estão localizados em nas cidades como Vitória, Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, São Bernardo do Campo, Curitiba e Porto Alegre. 

Outra pesquisa do IWG, com dados de sua rede, composta por quatro mil escritórios flexíveis em mais de 120 países, apontou o Rio de Janeiro como a sexta melhor cidade do mundo para praticar o “Workation”, ainda destacou que entre os benefícios do “anywhere office”, os mais citados pelos entrevistados foram também:

  • 76% o equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho,
  • 52% a possibilidade de passar mais tempo com amigos e familiares,
  • 47% economizar dinheiro viajando em dias de menor movimento e 30% desfrutar de férias mais longas.

 

Durante as férias escolares, os pais muitas vezes se preocupam em encontrar atividades seguras e educativas para seus filhos. Com o trabalho híbrido, eles podem supervisionar diretamente essas atividades ou estar mais presentes em casa, oferecendo um ambiente mais seguro e estruturado. 

Para Tiago Alves, CEO do International Workplace Group no Brasil, o modelo de trabalho híbrido é uma das principais megatendências de trabalho para 2024 e está mudando a forma como as pessoas. O formato, segundo ele, traz benefícios significativos, como aumento da felicidade dos funcionários, melhoria da produtividade e maior retenção e atração de talentos. Ele ainda destaca que os períodos destinados ao descanso dos executivos muitas vezes são comprometidos pela vida profissional. 

“Muitos até mesmo deixam de viajar e estar com família e amigos por conta de não estar próximos do trabalho caso haja a real necessidade finalizar ou dar andamento em um compromisso. Nesse caso, é relevante pontuar que os profissionais do regime híbrido podem ajustar seu trabalho às suas vidas, inclusive reduzindo a necessidade de longos deslocamentos diários. Oferecer a opção híbrida é uma maneira importante e simples para as empresas mostrarem que se importam com seus funcionários. Isso permite que eles tenham mais controle sobre seus horários e mais tempo livre”, pontua Tiago Alves.

 

Estudo da Buffer mostrou que 90% dos trabalhadores remotos sentem-se mais confiantes em suas habilidades de gerenciamento de tempo e acreditam que isso os ajuda a equilibrar melhor suas responsabilidades pessoais e profissionais. 

A informação também é reforçada pelo Global Workforce of the Future 2023 (LHH), realizada com mais de 30 mil colaboradores, que constatou que, a nível global, 39% do público entrevistado acredita que o sucesso está intrinsecamente ligado ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Além disso, um estudo feito pela consultoria Randstand revelou que, no Brasil, 81% do público ativo no mercado de trabalho busca equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. 



International Workplace Group
Para conhecer melhor visite o site
clique aqui para obter mais informações sobre a parceria.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário