Letícia Sakaguti usa métodos de ensino que tornam a matéria mais acessível e interessante
O último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
revelou que 73% dos estudantes brasileiros não alcançaram o nível básico em
Matemática, definido pela OCDE como essencial para o pleno exercício da
cidadania.
O nível 2 do Pisa é considerado o nível necessário para o
exercício da cidadania, que caracteriza que a pessoa tem capacidade de usar
conceitos de matemática no dia a dia. Em contraste, a média entre os países
membros da OCDE para esse nível é de 31%, o que destaca uma lacuna
significativa no desempenho dos estudantes brasileiros em relação aos seus pares
internacionais.
Após entrar em sala de aula, Letícia Sakaguti, Orientadora de
Estudos de Alto Desempenho em Matemática, teve uma percepção muito clara de que
apenas de 20 a 30% dos alunos conseguiam acompanhar o aprendizado do conteúdo
de matemática. O restante seguia com um problema que visivelmente viria a se
tornar uma bola de neve.
"Muitos alunos iam muito bem com a matéria no Ensino
Fundamental I e, ao passarem para o Ensino Médio e alguns na Universidade,
começaram a enfrentar dificuldades", explica Sakaguti. Segundo ela, a
dificuldade não reside apenas na compreensão de novas matérias, mas na falta de
uma base sólida que prejudica o desenvolvimento do raciocínio matemático.
Para enfrentar esses desafios, Sakaguti criou o método de
Matemática de Alto Desempenho, que une conhecimentos de coaching e Programação
Neurolinguística. "No método Matemática de Alto Desempenho, uni todo o meu
conhecimento para tornar o aprendizado mais cativante e ágil, o que ajuda a
tornar os alunos mais interessados e autoconfiantes." Este método é
acessível a partir de 8 anos de idade, com ou sem laudos DSM-5, e foi
desenvolvido para tornar a matemática mais rápida e fácil para todos.
O objetivo do curso é oferecer mais possibilidades e chances de
escolha, desmistificando a ideia de que a matemática não é para todos. "A
matemática está em nosso dia a dia, independentemente da carreira que
escolhemos. Estudar matemática desenvolve o raciocínio lógico, analítico,
pensamento abstrato e criativo, incentivando os alunos a pensar de forma não
convencional."
Sakaguti ressalta que a conclusão dos módulos traz benefícios em
todas as disciplinas, pois os alunos se sentem mais confiantes e preparados,
desafiando a visão de que "matemática não é para mim" e mostrando
que, muitas vezes, um método eficaz é tudo o que é necessário para superar
essas dificuldades. “Passar a minha metodologia dá uma sensação de devolver o
poder de escolha para os alunos. Para mim é muito claro que muitas vezes só era
preciso um pouco mais de treino e técnicas corretas”.
Letícia Mayumi Justus Sakaguti - conhecida como Orientadora de Estudos, Letícia, tem 34 anos e é uma profissional com ampla formação acadêmica e experiência no ensino. Ela é pós-graduanda em Neuropsicopedagogia pelo Grupo Educacional Censupeg e Coach Criacional pelo Instituto Gerônimo Theml. Além disso, possui formação como Practitioner em Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística e graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário