sexta-feira, 28 de junho de 2024

Revolução dos sorrisos: Como a Inteligência Artificial está transformando tratamentos odontológicos?

Especialista comenta sobre crescente papel da IA na odontologia, suas vantagens e inovações significativas para profissionais e pacientes

 

A inteligência artificial (IA) vem desempenhando um papel crescente como aliada nos tratamentos odontológicos, oferecendo diversas vantagens e inovações significativas para profissionais e pacientes.  

Segundo o Dr. Luis Calicchio, dentista Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, “podemos afirmar que o uso da tecnologia associada a IA possibilita a detecção de qualquer alteração ou mudança de padrão de normalidade em seus estágios iniciais”. O especialista afirma que há mais de 8 anos utiliza a IA aliada ao atendimento odontológico e, atualmente, é dedicado a desenvolver soluções tecnológicas que oferecem ao paciente maior conveniência e velocidade no tratamento. Atua dando suporte às principais empresas do setor na criação de novos produtos e equipamentos e identifica a presença da IA em todas as especialidades da odontologia:  


1- Diagnóstico: Ajuda na leitura e interpretação de radiografias, detectando a presença de lesões em seus estágios iniciais, muitas vezes imperceptíveis a olho nu; no acompanhamento da saúde gengival e na identificação de retrações da gengiva, por meio da sobreposição de imagens. Identifica se há alterações da oclusão (encaixe dos dentes); explora áreas nobres, como nervos e seios da face, permitindo a execução de procedimentos com mais assertividade. Em crianças e adolescentes, permite também criar um histórico da saúde oral, para prever possíveis problemas futuros e trabalhar na prevenção destes. 


2- Tratamentos estéticos restauradores: Auxilia no design do sorriso ideal, levando em consideração traços faciais e garantindo resultados mais naturais no tratamento, além de criar restaurações para reconstruir os dentes, em questão de minutos. “A IA fornece ao dentista opções de desenhos digitais das restaurações para escolher a ideal a ser produzida para o paciente. A assertividade no tratamento e o ganho de tempo no processo é incrível e hoje é possível fazer uma restauração em 20 minutos, tempo gasto entre o desenho digital e impressão 3D da restauração”, explica Dr. Calicchio.



3- Implantes: Auxilia no planejamento cirúrgico digital, contribuindo na medição de espessura óssea, qualidade óssea, identificação de nervos e permitindo ao cirurgião mais precisão e melhor controle pós-operatório, durante processo de cicatrização da região, através de escaneamento intra-oral e radiografias.



4- Ortodontia: Auxilia na elaboração de planejamentos e movimentação dos dentes, através de aparelhos invisíveis; Monitora a evolução da movimentação dos dentes, indicando se o planejado realmente está sendo executado de maneira apropriada; 


IA aliada à experiência profissional

Capacitação adequada para o uso da tecnologia e o investimento em educação e equipamentos é fundamental para maior eficácia em dignósticos e tratamentos. Afinal, o senso crítico e decisão final sobre um diagnóstico e plano de tratamento cabe ao profissional. “As ferramentas digitais por si só não fazem milagres, mas são facilitadoras no atingimento dos resultados”, salienta Dr. Luis, que em sua rotina clínica, utiliza tecnologias de ponta que dão suporte para melhores resultados em seus tratamentos. 

“Aos profissionais que praticam uma odontologia de excelência, presando pela manutenção e prevenção da saúde oral dos pacientes, a IA é uma ferramenta indispensável. Agora, já é possível sair de uma odontologia de intervenção para uma odontologia de prevenção”, complementa Dr. Luis, ressaltando ser este o grande diferencial em seus atendimentos.  

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica – IBGE, a expectativa de vida do brasileiro atualmente apresenta uma média de mais de 75 anos, índice elevado em relação a outros países. 

“Aliando a tecnologia a um olhar criterioso, conseguimos mostrar aos pacientes ser possível manter a saúde oral durante anos, fazendo que os dentes se mantenham em boca por muito mais tempo. Se algum dia um indivíduo quebre um dente, por exemplo, é possível replicar o formato do dente exato”, exemplifica o especialista. Para auxiliar nesses procedimentos, Dr. Luis realiza palestras ensinando dentistas a utilizarem as ferramentas em sua plenitude e, para quem deseja conhecer mais sobre a IA nos tratamentos, o especialista afirma existirem várias marcas de scanners intra-orais no mercado, como o iTero - Align Tecnhology, um dos mais completos e versáteis.



Carbon Smile 
Para mais informações, acesse o site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário