Freepik |
Além de transformar dados brutos em informações para controle empresarial, estratégia auxilia a visão 360° dos negócios
A utilização dos
dados, dentro e fora das empresas, tem evoluído significativamente nos últimos
anos. Há tempos essas informações deixaram de ser apenas armazenadas como uma
medida preventiva de backup e passaram a se tornar uma ferramenta crucial no
auxílio à criação de estratégias de negócios, passando a atuar como aliados
para o crescimento empresarial.
Não à toa, cada
vez mais, as organizações estão investindo em soluções que transformem dados
brutos em informações valiosas. De acordo com uma pesquisa realizada pela IDC,
empresa de consultoria global, os investimentos no mercado mundial em BI e
Analytics tiveram um crescimento de mais de 32% nos últimos cinco anos e estão
deixando de ser apenas um complemento para se tornarem ferramentas essenciais
para as instituições.
“A transformação
de dados brutos em informações valiosas é uma das principais características do
Business Intelligence (BI) dentro do cenário corporativo, isso porque atua na
tomada de decisões estratégicas e possibilita que as empresas consigam realizar
uma análise macro das operações, clientes, funcionários e do mercado”, comenta
Luiz Wagner Grilo, responsável pela unidade de negócios de network &
cybersecurity da Unentel, distribuidora
de soluções tecnológicas para companhias.
Para o
especialista, mais do que uma ferramenta, o BI faz parte de um conjunto de
estratégias que proporciona para a empresa uma visão 360° do negócio. Por meio
da solução é possível mensurar o funcionamento e desempenho
organizacional ao identificar os pontos fortes e fracos e até mesmo
otimizar os processos. “O desempenho empresarial quando analisado sob uma
perspectiva de BI em tempo real auxilia também na gestão corporativa dos
executivos. Os relatórios detalhados e dashboards interativos atuam como
indicadores de performance e por meio deles é possível ajustar estratégias
antes mesmo da obtenção dos resultados finais”, completa Grilo.
Outra
característica positiva do BI é a identificação de novas oportunidades de
mercado e o aumento de resultados a partir das análises e mudanças de
estratégias. Os dados brutos quando transformados em algo palpável, no sentido
figurado, capacitam as equipes e se tornam essenciais para o aprimoramento das
relações empresariais.
“Em um mercado
cada vez mais competitivo é preciso investir em ferramentas que mantenham as
empresas sempre um passo à frente nos negócios e o BI é capaz disso. A partir
dele é possível ter uma visão interna mais apurada e um olhar mais aprofundado
sobre o mercado e, principalmente, dos consumidores”, finaliza Grilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário