quinta-feira, 27 de junho de 2024

Por que empresas devem investir em Business Intelligence?

 

Freepik

Além de transformar dados brutos em informações para controle empresarial, estratégia auxilia a visão 360° dos negócios

 

A utilização dos dados, dentro e fora das empresas, tem evoluído significativamente nos últimos anos. Há tempos essas informações deixaram de ser apenas armazenadas como uma medida preventiva de backup e passaram a se tornar uma ferramenta crucial no auxílio à criação de estratégias de negócios, passando a atuar como aliados para o crescimento empresarial. 

 

Não à toa, cada vez mais, as organizações estão investindo em soluções que transformem dados brutos em informações valiosas. De acordo com uma pesquisa realizada pela IDC, empresa de consultoria global, os investimentos no mercado mundial em BI e Analytics tiveram um crescimento de mais de 32% nos últimos cinco anos e estão deixando de ser apenas um complemento para se tornarem ferramentas essenciais para as instituições.

 

“A transformação de dados brutos em informações valiosas é uma das principais características do Business Intelligence (BI) dentro do cenário corporativo, isso porque atua na tomada de decisões estratégicas e possibilita que as empresas consigam realizar uma análise macro das operações, clientes, funcionários e do mercado”, comenta Luiz Wagner Grilo, responsável pela unidade de negócios de network & cybersecurity da Unentel, distribuidora de soluções tecnológicas para companhias.

 

Para o especialista, mais do que uma ferramenta, o BI faz parte de um conjunto de estratégias que proporciona para a empresa uma visão 360° do negócio. Por meio da solução é possível mensurar o funcionamento e desempenho organizacional ao identificar os pontos fortes e fracos e até mesmo otimizar os processos. “O desempenho empresarial quando analisado sob uma perspectiva de BI em tempo real auxilia também na gestão corporativa dos executivos. Os relatórios detalhados e dashboards interativos atuam como indicadores de performance e por meio deles é possível ajustar estratégias antes mesmo da obtenção dos resultados finais”, completa Grilo.

 

Outra característica positiva do BI é a identificação de novas oportunidades de mercado e o aumento de resultados a partir das análises e mudanças de estratégias. Os dados brutos quando transformados em algo palpável, no sentido figurado, capacitam as equipes e se tornam essenciais para o aprimoramento das relações empresariais.

 

“Em um mercado cada vez mais competitivo é preciso investir em ferramentas que mantenham as empresas sempre um passo à frente nos negócios e o BI é capaz disso. A partir dele é possível ter uma visão interna mais apurada e um olhar mais aprofundado sobre o mercado e, principalmente, dos consumidores”, finaliza Grilo.


 

Unentel Distribuição


Nenhum comentário:

Postar um comentário