segunda-feira, 20 de maio de 2024

Problemas de sono atingem 72% da população: 5 dicas para melhorar a qualidade do sono


Boas noites de sono são essenciais para uma vida equilibrada, pois é durante esse período que nosso organismo trabalha para restaurar o corpo. Para que esse processo ocorra bem, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda que adultos e idosos tenham sete ou mais horas de sono por noite. Porém, muitos brasileiros enfrentam desafios para atingir esse objetivo essencial.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% dos cidadãos enfrentam algum problema relacionado ao sono. A apneia do sono e a insônia são alguns dos distúrbios associados a essa questão, mas também estão envolvidos fatores como estresse, ansiedade, consumo excessivo de cafeína e alguns hábitos não recomendados antes da hora de adormecer.

“O que muitos esquecem é que o sono tem um grande impacto no bem-estar, afetando tanto a saúde física quanto a mental. Entre as diversas consequências de noites mal dormidas estão o mau humor, comprometimento do sistema cognitivo e a suscetibilidade a doenças cardiovasculares e respiratórias”, explica Larissa Amorim, nutricionista da Always Fit, uma plataforma de e-commerce especializada em suplementos naturais.

Visando melhorar a rotina e a qualidade do sono, Larissa listou cinco dicas que são essenciais para conseguir relaxar e ter uma ótima noite de descanso:


Rotina de sono: Estabelecer uma rotina de sono é essencial para melhorar a qualidade dele. Adotar hábitos regulares leva a uma constância, permitindo que o corpo desacelere e o organismo identifique o momento de dormir e acordar.


Prática de exercícios físicos: A prática diária de exercícios físicos leva o corpo a um estado de relaxamento, facilitando na hora de adormecer. Isso ocorre porque durante a atividade, o corpo libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.


Cuidados com a alimentação: Uma boa alimentação é essencial para um sono de qualidade. Opte por alimentos mais leves e balanceados ao longo do dia e inclua na dieta alimentos ricos em magnésio, como vegetais de folhas verdes, nozes e sementes. Além disso, evite o consumo excessivo de cafeína, especialmente durante a tarde e noite.


Evitar o celular e outras telas: Evitar telas é fundamental para adormecer de uma forma mais tranquila, pois elas podem causar irritação e agitação, dificultando o relaxamento do corpo. O ideal é parar de usá-las cerca de uma hora antes de ir para a cama.


Consuma melatonina: O consumo de melatonina é um meio natural de combater os problemas de sono, principalmente se usado de maneira regular. A dose ideal desse suplemento pode ser indicada por um profissional de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário