terça-feira, 21 de maio de 2024

Maternidade: como o trabalho remoto ajuda a conciliar a vida familiar e a criação de filhos?

Embora o home office pareçe estar em declínio, para as mães, é a melhor forma de equilibrar a vida profissional e pessoal


Uma das vantagens mais significativas de quem tem o privilégio de trabalhar em home office é poder desfrutar de um tempo de qualidade com a família todos os dias. Hoje, esse tipo de vaga representa em torno de 2,5%, segundo as últimas pesquisas realizadas pelo Infojobs. As principais afetadas por essa movimentação de mercado são as mães, que gostariam de acompanhar mais de perto o crescimento e desenvolvimento dos filhos, além de estar presente em consultas médicas e outros marcos importantes - como levar no primeiro dia de aula.  

"É fato que, quando tiramos o tempo de deslocamento, que às vezes leva de duas a três horas, é possível organizar o horário de acordo com as necessidades de cada membro da família, deixando de lado o peso da seriedade do local profissional e dando espaço para a harmonia do cantinho de paz”, comenta Kari Silveira, CPO da Impulso, People Tech focada em encontrar os melhores profissionais para as empresas. 

Os desafios são diferentes para cada mãe, mas a responsabilidade profissional, organização cotidiana e maior aproveitamento na vida dos filhos são práticas unânimes quando o assunto é a conciliação entre família e home office. Neste sentido, as vagas na área de tecnologia são líderes no quesito flexibilidade. “Quem trabalha na área de TI, muitas vezes, consegue fazer acordos com os chefes para estarem livres em determinados períodos ou então combinar demandas por entrega, o que faz um equilíbrio perfeito entre o exercício da maternidade e a continuidade de uma carreira de sucesso”, reforça a executiva. 

Mas para funcionar, obviamente, alguns cuidados devem ser tomados. Confira abaixo os principais deles:

 

Criar um ambiente de trabalho direcionado apenas para isso  

Uma das formas de conseguir se concentrar no trabalho, sem deixar que tome o seu tempo além do necessário, é ter um espaço reservado para criar um home office.“O ideal é que ele seja em um canto isolado, tenha regras em relação à entrada das crianças e que a mulher se policie em quanto tempo vai passar apenas lá dentro, ou então estipule intervalos”, indica a especialista.  

E para quem precisa mentalizar o momento do trabalho para não se atrapalhar com tudo isso, uma ótima dica é abandonar os pijamas e roupas de “ficar em casa”, vestindo-se como se fosse ao escritório, mas sempre prezando o conforto - até mesmo para atender a demanda dos filhos em caso de emergência. 

 

Benefícios do home office para quem vive intensamente a criação dos filhos 

Quando as mães estão trabalhando em casa, conseguem uma participação mais ativa na montagem da rotina dos filhos, como fazer organizações de tarefas para que eles se mantenham ativos durante o tempo que precisarão ficar ocupados com o trabalho.  

Dessa forma, elas têm controle sobre momentos de lazer e dedicação aos estudos, policiando também o tempo em exposição às telas, o que é um perigo muito grande na vida das novas gerações.Além disso, é possível cuidar de perto da alimentação, que também é um fator muito importante.

“Quando os pais têm controle da criação de seus filhos e conseguem delimitar o tempo de dedicação para cada campo de sua vida, familiar e profissional, é possível desacelerar durante todo esse processo e não se cobrar demais. Afinal, as coisas dificilmente sairão do controle. Estar próximo permite que você seja o alicerce do seu filho, consiga sentir as emoções, acolhê-los em dias difíceis e perceba rapidamente qualquer insatisfação ou mal-estar”, reforça Kari.  

No entanto, a executiva reforça que é importante lembrar que, na dança entre trabalho e filhos, nem todos os dias saem como o planejado e não dá para controlar tudo. Porém, não devemos nos preocupar, pois todos têm suas questões e o importante é sempre focar em organizar as coisas novamente e viver um dia de cada vez. 

Com determinação, os resultados da dedicação de um planejado e organizado home office, além da participação ativa na criação dos filhos, sempre serão bons. “Valorizar o trabalho de mulheres que, além de trabalhar, ainda cuidam da casa e dos filhos também é muito importante. Se você conhece uma mãe que vive dupla ou tripla jornada, seja um apoio: peça delivery, se ofereça para levar para passea. Essa é uma forma de mostrar empatia com os desafios que cada um enfrenta com as suas famílias e incentivar que essa dedicação seja valiosa”, finaliza.

 

Impulso


Nenhum comentário:

Postar um comentário