sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça 5 trends implementadas pela Gen Z no mercado de trabalho que podem te ajudar a garantir a sua saúde mental

 

Brasil é o segundo país no mundo com mais casos diagnosticado de burnout e psicóloga ensina como equilibrar produtividade e bem-estar

 

Cerca de 70% dos trabalhadores brasileiros têm sido afetados por altos níveis de estresse, enquanto 30% sofrem com a síndrome do burnout — distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema — de acordo com levantamentos feitos pela  ADP Research Institute e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas estatísticas colocam o Brasil em segundo lugar no ranking mundial de casos de esgotamento mental decorrente de dinâmicas laborais e refletem as consequências negativas de um mundo corporativo que valoriza cada vez mais a eficiência e a produtividade.

 

De acordo com a profissional de Psicologia da rede AmorSaúde, Dra. Jaine Melo, o ambiente corporativo e suas dinâmicas podem influenciar a saúde mental dos colaboradores de diversas maneiras ao focar apenas nos resultados e utilizar da pressão para alcançá-los, reduzindo assim a produtividade das equipes e gerando desmotivação, irritabilidade e falta de engajamento. 

 

“Isso acontece porque — ao utilizar a pressão como recurso para o atingimento de metas — os líderes acabam deixando os funcionários sem repertório emocional para lidar com demandas cada vez mais pesadas, o que afeta as equipes tanto em sua esfera pessoal quanto profissional”, explica a Dra. Jaine Melo.

 

A Geração Z, no entanto, tem colocado o atual cenário do mercado de trabalho nacional em xeque. Composta por aqueles nascidos entre meados dos anos 90 e início dos anos 2010, a chamada Gen Z está redefinindo as prioridades no local de trabalho, demonstrando uma consciência crescente sobre a importância da saúde mental e demandando ambientes laborais que valorizem o equilíbrio entre a performance e o bem-estar. 

 

De acordo com a psicóloga, especialista em Pessoas e Cultura e sócia-diretora da Refuturiza, ecossistema de educação e empregabilidade, Renata Fonseca, as trends da Gen Z que podem ser implementadas por esse segmento e que podem te ajudar a proteger sua saúde mental no ambiente corporativo são: 

 

Flexibilidade no trabalho: 


A geração Z reconhece a importância de uma agenda flexível para o bem-estar mental. Eles valorizam a capacidade de ajustar horários de trabalho de acordo com suas necessidades pessoais, o que pode ajudar a evitar o esgotamento e a promover uma melhor gestão do tempo.

 

Cultura de feedback construtivo: 


Em vez de encarar o feedback como uma crítica negativa, a geração Z vê isso como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Implementar uma cultura de feedback construtivo pode ajudar a reduzir a ansiedade no trabalho, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento contínuo dos colaboradores.

 

Priorização do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal:

 

Os membros da geração Z entendem a importância de separar o trabalho da vida pessoal para preservar sua saúde mental. Eles defendem uma abordagem equilibrada, onde o tempo dedicado ao trabalho seja complementado com atividades que promovam o bem-estar, como hobbies, exercícios físicos e tempo com a família e amigos.

 

Uso de tecnologia para o bem-estar: 


A geração Z é altamente familiarizada com o uso de tecnologia para melhorar a qualidade de vida. Eles adotam aplicativos de meditação, ferramentas de gerenciamento de estresse e outras soluções digitais que promovem o bem-estar mental. Integrar essas tecnologias no ambiente de trabalho pode ajudar os colaboradores a lidar com o estresse e a ansiedade de forma mais eficaz.


 Criação de ambientes inclusivos e de apoio:  


A geração Z valoriza a diversidade e a inclusão e espera que seus empregadores criem ambientes de trabalho onde todos se sintam valorizados e respeitados. Promover uma cultura de apoio mútuo e oferecer recursos para lidar com questões de saúde mental no local de trabalho pode contribuir para um ambiente mais acolhedor e saudável para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário