terça-feira, 30 de abril de 2024

Onda de falências: 5 dicas para proteger a sua empresa

Ter alguns cuidados pode ser a diferença entre falir ou manter a empresa de pé, explica o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros

 

Os últimos meses têm sido bastante complicados para os empreendedores brasileiros, por crises econômicas, entre outros fatores, o que fez com que, apenas no mês de fevereiro deste ano, cerca de 80 empresas falissem no Brasil e outras 169 entraram com pedidos de recuperação judicial.

 

Esses dados acendem o alerta para as empresas que mantêm um bom equilíbrio nas contas ou que enfrentam pequenos problemas para tomar medidas preventivas que ajudem a proteger a sua empresa e aumentar as suas vendas e resultados, como explica o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Guga Medeiros.

 

Focar em ações que ajudem a manter as contas equilibradas é fundamental para a sustentabilidade da empresa. O aumento das vendas e uso de estratégias de marketing eficazes não apenas impulsionam o crescimento, mas também fortalecem a empresa contra os impactos negativos de crises”.


 

5 dicas para proteger a sua empresa da falência:


1 - Reorganização Interna:A estrutura interna da sua empresa é a base para a sua estabilidade financeira, boas vendas, relacionamento com o cliente, etc., por isso, avalie e reorganize a estrutura interna da empresa, otimizando processos, reduzindo custos desnecessários e realocando recursos, o que chamo de ‘arrumar a casa’, olhar primeiro para dentro da empresa, antes de lidar com fatores externos”, afirma Gustavo Medeiros.

 

2 - Estratégias de Marketing:Investir em boas estratégias de marketing ajuda a aumentar a visibilidade da marca, atrair novos clientes e fidelizar os existentes, um pilar importante para uma empresa durante momentos de crise. Mas é importante lembrar que não basta apenas investir no marketing online, o marketing offline também é importante, mas muitas vezes é deixado de lado, o que é um grande erro”.

 

3 - Diversificação:Explore novas oportunidades de negócios, diversifique a sua oferta de produtos ou serviços. Se sua empresa tem apenas uma fonte de receita, ela fica muito mais sujeita a flutuações na economia, invista em novas fontes de receita sem esquecer do seu público-alvo”, explica Gustavo Medeiros.

 

4 - Controle Financeiro:As finanças são, sem dúvidas, um dos pilares mais importantes da durabilidade de uma empresa. Por isso, mantenha um controle financeiro rigoroso e gerencie bem estoques e renegocie dívidas sempre que necessário”.

 

5 - Planejamento de Longo Prazo: Desenvolva e execute um plano estratégico de longo prazo, estabelecendo metas realistas, identificando oportunidades e ameaças, e ajustando as estratégias conforme necessário. Um planejamento de curto prazo, que não considera o futuro do negócio, não é uma boa estratégia para uma empresa durar”, afirma. 

 

Gustavo Medeiros - formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando pelas gestões de marketing, estratégica e comercial. Também é especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.

 

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