domingo, 28 de abril de 2024

Cabelo e autoestima: como lidar com a calvície e quais segredos para evitar a queda dos fios

 

Queda de cabelo masculina pode ocorrer por diversos fatores, tanto genéticos, quanto por envelhecimento e estresse 

 

A queda de cabelo é um problema que afeta significativamente a autoestima e a confiança de muitos homens. Diante disso, o dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS), Damie de Villa, oferece orientações a respeito de tratamentos capilares masculinos.  O médico salienta fatores que contribuem para a queda de cabelo e destaca a importância de procurar orientação especializada para um tratamento eficaz. 

"A queda de cabelo masculina é um problema bastante comum. Fatores como genética, estresse e alimentação inadequada podem desempenhar um papel significativo. É fundamental reconhecer os diferentes tipos de alopecia e buscar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado com um dermatologista qualificado", afirma. 

Um dos primeiros passos é identificar os diferentes tipos de alopecia.  

"A alopecia androgenética é a forma mais comum e está relacionada à genética e aos hormônios. Outra forma relativamente frequente nos consultórios médicos é a alopecia areata, caracterizada por falhas circulares no couro cabeludo, podendo atingir toda a região e até mesmo os pelos do corpo. É importante lembrar que cada caso é único e pode exigir abordagens específicas. Por isso, é sempre recomendado buscar a orientação de um médico dermatologista para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado", relata. 

Além disso, Damie ressalta a importância de observar os sinais precoces de que algo está errado com a saúde capilar, como afinamento dos fios, áreas com menos densidade de cabelos, principalmente na região das entradas, queda excessiva, coceira ou descamação, entre outros. Com cuidados apropriados e acompanhamento médico, é possível superar esse desafio, que possui variados tratamentos, incluindo tópicos, sistêmicos e a laser para diferentes tipos de alopecia. Atenção especial aqui para o uso de medicamentos sem orientação médica, em doses erradas e não efetivas. Como falado, cada caso é um caso e necessita orientação individual para um melhor resultado. 

Também é importante praticar atividades que promovam o bem-estar emocional, como exercícios físicos e meditação, que podem ajudar a lidar com os impactos psicossociais da calvície. 

"A verdadeira beleza está na confiança e na aceitação de si. A queda de cabelo pode ser um desafio, mas com o apoio adequado e cuidados pessoais, é possível enfrentar essa situação de forma positiva e saudável’’, ressalta Damie.  

Para o devido acompanhamento é fundamental procurar um médico dermatologista qualificado. Os profissionais habilitados podem ser conferidos no site http://www.sbdrs.org.br/.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário