Estatísticas
apontam que 76% dos compradores dão preferência a esse meio de pagamento e ao
oferecer apenas uma opção, o empreendedor pode perder potenciais compradores
O boleto bancário é o meio de pagamento preferido
por ¾ da população brasileira para compras a prazo. Estatísticas recentes
mostram que 76% preferem o boleto como forma de pagamento. No cenário digital,
em que a concorrência é feroz e cada detalhe conta, conhecer essa informação e
disponibilizar essa modalidade pode fazer diferença entre uma venda fechada e
uma oportunidade perdida.
Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB Educação, fintech que
oferece a possibilidade de pagamentos parcelados por meio de boletos bancários,
revela que mais de 70% da população brasileira têm enfrentado problemas com
limites de cartão de crédito, de acordo com pesquisas recentes. “Além dessa
questão, os juros astronômicos cobrados pelas operadoras é outro ponto de
dificuldade, afetando diretamente o equilíbrio das contas”, analisa.
Segundo Reinaldo, quando uma empresa não
diversifica as opções para pagamento, perde acesso significativo a potenciais
vendas. “O boleto parcelado é uma opção valiosa para aqueles que precisam
adquirir, por exemplo, um curso para promover o crescimento profissional, mas
enfrentam restrições financeiras ou dificuldades de acesso a métodos de
pagamento convencionais”, aponta.
Essa prática não só expande as oportunidades
educacionais, mas também promove um impacto positivo na sociedade. “O cliente
fica mais satisfeito e confortável com a compra”, afirma.
O fundador da TMB alerta que a maioria dos gestores
investem e treinam times inteiros para impulsionar as vendas, apostam em
tráfego pago e campanhas no Google Ads para escalar seus produtos. Mas se eles
apenas implementassem o boleto, o retorno seria mais rápido, seguro e
lucrativo, uma vez isso significaria aumentar em 30% o faturamento. “Esse
movimento vai ocorrer de forma natural, porque parte do público que não usa
cartão passa a comprar também”, aponta Boesso.
Ao engessar a forma de pagamento com apenas uma
opção, no caso do cartão de crédito, o empreendedor deixa de lado potenciais compradores.
“Às vezes, a estratégia para algumas empresas está em aceitar a forma de
pagamento diferente, seja no boleto, no crédito, no financiamento”, finaliza o
especialista.
Confira algumas das vantagens que tornam o boleto
bancário, um dos queridinhos dos brasileiros quando se trata de meios de
pagamento:
- Não
requer conta bancária: É uma alternativa acessível para um grande número
de pessoas.
- Possibilita
melhor controle financeiro: Os consumidores podem escolher quando e como
pagar o boleto, conforme disponibilidade financeira.
- Flexibilidade
de pagamento: Geralmente podem ser pagos em agências bancárias, lotéricas,
caixas eletrônicos e até mesmo on-line.
- Aumento do poder de compra: Um boleto parcelado aumenta o poder de compra do consumidor, que pode adquirir itens de maior valor que, de outra forma, poderiam não ser capazes de comprar de uma só vez.
Reinaldo Boesso - CEO da TMB Educação, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistema e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.
TMB - fintech que atua com inteligência de crédito e que tem como propósito resolver uma grande lacuna da sociedade.
Para mais informações, acesse o site ou pelo @tmbeducacao.
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