Doutora em
Fonoaudiologia aposta em prática baseada em evidências científicas associada ao
lúdico para promover o desenvolvimento da fala e linguagem em crianças
Quando criança, temos inúmeros vislumbres de como a
vida será e quem seremos quando chegarmos à idade adulta. Todos já sonharam em
ser astronauta, cientista, mágico, entre outras profissões que aproximam do
lúdico e das brincadeiras. Mas, é ao longo da vida que é possível entender e
lapidar esses desejos e, às vezes, se tornam mais fortes. Foi assim que a
criança Camilla se tornou a Dra. Camilla Guarnieri.
Porém, foi na área de comunicação que Camilla
encontrou uma paixão: a fonoaudiologia, e a aproximou do sonho de criança.
Graduada pela USP, em seu primeiro ano conheceu as disciplinas relacionadas à
fala e à linguagem, que trouxeram a sua primeira pesquisa científica,
colocando-a em contato com os desafios da terapia fonoaudiológica para crianças
e, desde então, o tema se transformou em paixão. Foi a partir daí que ela
passou a se dedicar ao aprimoramento dos estudos da fala e linguagem infantil,
trilhando sua carreira por novas descobertas e aproximando sua história ao
desejo de criança, a Ciência.
Tornou-se mestre pelo Programa de Pós-graduação em
Fonoaudiologia pela USP com a dissertação defendida na linha de pesquisa
“Processos e Distúrbios da Linguagem” intitulada “Programa de Estimulação para
Crianças com Atraso de Linguagem” e, em seguida, teve seu título de doutora
pelo Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia da USP, defendendo a
tese sobre “Telessaúde e Teleducação” nomeada como “Curso online
para treinamento de Fonoaudiólogos na intervenção em linguagem infantil”.
Ainda em seu doutorado, integrou um grupo de pesquisas na University of South
Florida (USF – EUA).
Transita pela área da educação, levando em conta
que foi coordenadora pedagógica e professora de diversos cursos para a formação
de fonoaudiológos na atuação com a fala e a linguagem em crianças, também
contribuiu com livros e materiais pedagógicos na área, tornando-se peça
fundamental para o desenvolvimento de crianças com dificuldades de fala e
linguagem.
Hoje, é fonoaudióloga clínica responsável pelas
áreas de fala e linguagem na Clínica Care Materno Infantil, onde aplica seus estudos
e experimentos dentro da sala de terapia. Por meio de uma avaliação detalhada
de todas as dificuldades e potencialidades da criança envolvendo a fala,
linguagem e habilidades complementares a estas, utiliza as informações e as
cruza com evidência científica, criando métodos lúdicos para alcançar o
potencial de desenvolvimento da criança. “Entender a criança é essencial para
poder promover um plano de intervenção (terapia) individualizado, hoje, já
sabemos que não existe a melhor técnica ou modelo de terapia para todas as
crianças, mas o sim o melhor para cada uma delas” – comenta a especialista.
Mesmo dentro de diagnósticos fechados como
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), da Apraxia de Fala na Infância, do
Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e muitos outros, encontra-se
uma diferença enorme de uma criança para a outra, e, se essas crianças e
famílias são tão diferentes, por que uma mesma “receita” funcionaria com todas?
Por essa razão, a profissional tem um olhar individualizado para os
atendimentos e obtém resultados primorosos com seus pacientes.
Essa combinação apresentada de forma lúdica em
atendimentos é baseada em pesquisas científicas que detalham e evidenciam que
técnicas, modelos ou formas de intervenção totalmente rígidas não funcionam
para alguns perfis de crianças, e devem servir apenas como norte nas tomadas de
decisões importantes para planejar e aplicar as intervenções de forma
individualizada.
Por fim, de nada adianta a técnica perfeita se a
criança não engaja, não interage. É daí que vem o terceiro pilar das
terapias aplicadas pela Dra. Camilla, o lúdico. Precisa ser atrativo para
criança! “A gente sabe que para alcançar diversas habilidades de fala e de
linguagem o treino é fundamental, se o treino não for divertido para a criança,
ela não vai fazer na quantidade necessária. Sem contar que já temos diversos
estudos científicos mostrando que o que é aprendido de forma prazerosa é
aprendido mais rápido e de forma mais consolidada” - finaliza.
E quem ainda não se convenceu o que o lúdico e o
brincar é importante deve observar como as crianças se desenvolvem durante
atividades prazerosas ou se recordar de seu desenvolvimento e quando foi mais
fácil de adquirir habilidades essenciais. O brincar simbólico, explorar e organizar
o brinquedo, seguir instruções e turnos durante a brincadeira, compartilhar a
atenção e a diversão com o outro, tudo isso são habilidades necessárias para
desenvolver linguagem, socialização e diversas outras áreas do desenvolvimento
infantil.
São as pequenas atitudes que fazem a diferença na vida das crianças, mas, para essas pequenas atitudes serem certeiras, é necessário um olhar direcionado, individualizado e com foco na qualidade dessas atitudes. A fala e a linguagem têm um impacto muito grande na vida social e acadêmica, por essa razão, deve-se olhar para o desenvolvimento das crianças e proporcionar oportunidades de desenvolvimento funcionais e efetivas.
Dra. Camilla acesse
https://www.instagram.com/dra.camilla.guarnieri/
www.dracamilla.com.br
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