Especialista em
recrutamento e seleção explica por que essas leituras podem inspirar os que
estão em busca de crescimento em sua organização
Chegar à liderança não é uma tarefa fácil. É
necessário dedicação, olhar analítico e, ao mesmo tempo, empatia, afinal não se
trata apenas de resultados, e sim da união de um grupo de pessoas por um
objetivo comum.
Dada essa complexidade, muitas vezes, quando a
gestão não está bem-preparada, há até mesmo alto índice de turnover.
Um estudo
da
Gallup, por exemplo, demonstra que 50% dos americanos pedem demissão por causa
do chefe. Por outro lado, a mesma pesquisa aponta que o líder tem
influência de até 70% no engajamento dos funcionários com o negócio, o que
demonstra o tamanho do impacto que uma boa liderança tem nas companhias.
Apesar de desafiador, o principal segredo para se
tornar um líder de sucesso é, além do conhecimento técnico, apresentar uma boa
comunicação e soluções rápidas diante dos problemas do dia a dia, como explica
Debora Herdeiro, Gerente de Recrutamento e Seleção da Luandre, uma das maiores
empresas de RH do país.
“Ter uma comunicação efetiva e clara e um olhar
estratégico voltado para soluções de crises são algumas das características de
um líder eficiente. Gestores também devem sempre estar atentos à sua equipe.
Por isso, ter um bom relacionamento com o time é fator primordial”.
Para reunir conhecimento teórico e evoluir na
carreira, a especialista indica três livros que todo profissional deve ler.
- A
arte da Guerra, de Sun Tzu
Um clássico escrito no século IV a.C, o livro, cujo
enredo traz os conceitos mais utilizados nas estratégias militares ao longo dos
anos, mostra como um bom plano pode trazer resultados incríveis. Aplicado aos
dias atuais e ao funcionamento das corporações, reforça como um líder deve
pensar em estratégias eficazes para a realização de tarefas do cotidiano.
- Decisão:
como grandes líderes fazem escolhas, de Warren Bennis e Noel M. Tichy
Líderes tomam decisões, sejam elas pequenas ou
grandes, que impactam todo o time. Neste livro, os autores ensinam técnicas
para alcançar alta performance com comunicação e organização, no ambiente de
trabalho.
- Os 7
hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey
Apesar de indicado para o gerenciamento de
startups, o livro é bem abrangente e lista alguns passos importantes para que
um líder seja capaz de alcançar o sucesso esperado. O autor também reforça a
importância de entender as mudanças que acontecem no ambiente de trabalho, como
troca de funções, pessoas e atividades.
Luandre Soluções em Recursos
Humanos
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