A
empresa que completa 100 anos em 2023 é um modelo
de negócio para todos os empresários
A Disney é a maior empresa de entretenimento do mundo, seus ícones são reconhecidos em qualquer lugar, desde o Mickey até o Capitão América. O império midiático da corporação nasceu com um único homem, Walt Disney, que a partir de suas ideias, criou uma das marcas mais identificáveis e abrangentes que já existiu.
A gigante, que completou 100 anos em 2023, é um exemplo de empreendedorismo e relevância no mercado. Mesmo 50 anos depois da morte de seu fundador, a empresa segue na mente dos consumidores. Para se ter uma ideia, o serviço de streaming da Disney já é o maior, com um total de 236 milhões de assinantes.
A chave para o começo do sucesso da Disney foi a mente empreendedora que estava em seu DNA desde o ínicio, como explica Mara Leme Martins, Vice-Presidente da BNI Brasil - Business Network International - a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo. “Walt era um indivíduo muito criativo, e tudo aquilo que ele sonhava e imaginava, se tornaram em diferenciais para construir o seu império. Existem também algumas características empreendedoras dentro do império Disney que podemos aprender e aplicar em nossos negócios, como sonhar grande, buscar a inovação, diversificar seus negócios e dar total atenção ao cliente”, revela.
Uma empresa só
chega a esse porte com muito trabalho e dedicação, muitas lições podem ser
aprendidas com o sucesso da Disney; confira:
1 -
Colocar o cliente em primeiro lugar: segundo Mara, o foco no cliente é a
essência da Disney. “As pessoas não querem mais receber algo que é
genérico para todos, querem algo que foi pensado nelas. E esse é o
comportamento do cliente hoje em dia, ele está cada vez mais exigente, e com
razão, obrigando as empresas a aprenderem, estudarem, e pensarem como seus clientes,
para entregar à eles, exatamente o que buscam e procuram. A
concorrência no mercado é grande, e é preciso lutar contra todos players, pelo
mesmo cliente, por isso o foco no cliente é tão importante.
A Disney sempre teve o cliente em mente ao criar novos
produtos e experiências. Ela entendeu que a chave para o sucesso era
criar coisas que as pessoas adorassem e para as quais quisessem
voltar sempre”, indica.
2 -
Investir em criatividade e inovação: criar
um ambiente que os colaboradores se sintam confortáveis para trazerem
novidades é uma chave do sucesso. “Na era de hoje, existem 2
coisas que todo empreendedor precisa estar constantemente fazendo:
Inovando as novas tendências e tecnologias do mercado, e se adaptando às
drásticas e rápidas mudanças que acontecem todos os dias.
A Disney sempre procurou inovar em tudo o que fazia,
ultrapassando os limites do que era possível nas suas animações e
narrativas”, mostra Mara.
3 -
Cultura empreendedora dentro da empresa: incentivar que os colaboradores pensem
também como empreendedores pode pivotar uma empresa. “Uma das
coisas que mais motivam colaboradores, além da remuneração
financeira, são desafios e responsabilidades. Quando o time se sente capacitado
para se apropriar de seu trabalho e contribuir para o
sucesso da empresa, é mais provável que estejam engajados e
motivados. Uma cultura empreendedora poderia certamente contribuir com um
engajamento deles no trabalho. Também incentiva os colaboradores a pensar
fora da caixa e a ter novas ideias. Isso pode levar ao desenvolvimento
de novos produtos e/ou serviços inovadores, agregando maior valor aos clientes,
e ao mesmo tempo aumentando e diversificando a fonte de receita
dessas organizações”, explica.
3 -
Diversifique as receitas: hoje,
a Disney está presente em todos meios, entretenimento, filmes,
séries, livros, parques, esportes, videogames e assim por diante,
garantindo que ela sempre saia por cima. “Nos dias de hoje, é muito
comum ouvirmos o termo: ‘Nunca coloque todos os ovos no mesmo cesto’. Em outras
palavras, procure diversificar ao máximo as suas fontes de receita,
os seus negócios, os seus clientes, para não correr o risco de ficar sem nada.
A Disney expandiu seus negócios além de apenas filmes de animação e
se aventurou em outras áreas, como parques temáticos, programas de televisão e
mercadorias. Isso o ajudou a criar vários fluxos de receita e a construir uma
marca reconhecível nos seus mais diversos canais”, elucida a VP do BNI.
4 -
Tenha princípios e valores claros: qualquer
empresa grande precisa ter sua cultura, de protocolos e
vivências que criem uma boa experiência tanto para o consumidor
quanto para o colaborador. “Acredito que princípios são universais, e
podem ser aplicados em qualquer tipo de empresa, independente do setor do
mercado que se encontre. Como a Disney é uma organização
totalmente focada na experiência e no sucesso do cliente, criando memórias, um
ponto importante é colocar o cliente no centro do negócio, e tocar a
operação da empresa buscando satisfazer os desejos do cliente,
trazendo sempre um valor agregado. No geral, a chave para adaptar os
princípios da Disney a diferentes setores do mercado é focar na
criação de uma experiência memorável para o cliente, prestando atenção aos
detalhes, e oferecendo sempre um algo a mais (surpreender)
daquilo que o cliente procura e deseja”, diz.
5 - Crie experiências: seja no cinema ou nos parques de diversão, todo mundo tem uma experiência memorável com a Disney, que incentiva que o cliente volte para seus produtos. “Ao olharmos para a Disney, vemos que a experiência do cliente está em primeiro lugar, sempre à procura de surpreender os seus clientes em tudo que faz. A experiência do cliente é uma prioridade, a empresa entende que fornecer uma experiência excepcional ao cliente é fundamental para seu sucesso e tornou isso uma parte central de sua estratégia e também da sua cultura, colocando o cliente em primeiro lugar”, entende.
Além disso, ela se
concentra em todos os aspectos da jornada do cliente, desde o momento
em que os clientes chegam aos parques temáticos até o momento
em que saem. “O objetivo da empresa é criar uma experiência
mágica que deixe os clientes felizes, satisfeitos e ansiosos para
voltar, além de fazer com que esses clientes se tornem fãs e aliados
na divulgação da experiência Disney para seus amigos,
atraindo novos clientes”, finaliza Mara Leme Martins.
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