terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Como a tecnologia impacta o atendimento ao aluno na volta às aulas

Especialista destaca práticas para aprimorar a experiência proporcionada pelas instituições de ensino em 2024

 

Os últimos anos foram marcados por mudanças no relacionamento entre clientes e empresas. Do surgimento de novos canais de comunicação às urgências por um atendimento rápido, as organizações têm lutado para acompanhar a evolução das expectativas dos consumidores. Estas exigências também se estendem ao setor de educação, que tem buscado se reinventar para acompanhar as expectativas e necessidades dos estudantes e seus pais na atualidade.

 

O fundador da plataforma de atendimento Octadesk, Rodrigo Ricco, afirma que as instituições de ensino que adotam novas tecnologias ganham vantagem competitiva no mercado atual. “Em primeiro lugar, é importante que essas organizações estejam atentas às expectativas dos alunos e dos seus responsáveis. Isso inclui oferecer um serviço personalizado e eficiente, desde o momento da matrícula até o acompanhamento durante o ano letivo. Uma comunicação clara e transparente sobre as políticas, procedimentos e atividades escolares também é essencial para garantir a satisfação do público estudantil”, ressalta.

 

E para ajudar a se destacar no mercado educacional, Rodrigo listou como a tecnologia contribui para para melhorar a experiência do aluno em 2024. Confira:

 

Atendimento personalizado em tempo real


A utilização do WhatsApp como meio de comunicação entre alunos e instituições educacionais representa um salto em direção a um atendimento mais personalizado e em tempo real. Os alunos podem obter informações instantâneas sobre matrículas, grades curriculares e eventos acadêmicos, tudo na palma da mão.

 

Resolução rápida de dúvidas e problemas


A tecnologia também oferece uma interação eficiente para a resolução rápida de dúvidas e problemas dos alunos. Com ajuda de um bot é possível programar as respostas para manter um atendimento ágil, como por exemplo, solicitação da segunda via do boleto ou questões administrativas. Assim, a comunicação se torna fácil, rápida e o melhor, sem fila de espera. Com a tecnologia associada à instituição, é possível manter um atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana, além de facilitar o direcionamento dos próximos passos sem ocupar um atendente. Essa comunicação instantânea reduz o tempo de espera e proporciona uma resposta mais ágil, promovendo a satisfação do aluno e responsáveis.

 

Acesso a recursos educacionais


Além do atendimento direto, as instituições estão utilizando o WhatsApp como uma ferramenta para disponibilizar recursos educacionais. Links para materiais de estudo, vídeos explicativos e até mesmo aulas ao vivo podem ser compartilhados diretamente no aplicativo, ampliando o acesso dos alunos a informações relevantes e enriquecendo sua experiência acadêmica.

 

Facilidade de comunicação para alunos à distância


A comunicação com bots também elimina as barreiras de fuso horário e facilita a interação com a instituição de ensino. Essa abordagem não apenas agiliza o processo de resolução de questões acadêmicas, mas também promove a autonomia do aluno, permitindo que ele conduza sua jornada educacional de forma mais independente., contribuindo para uma integração mais suave.

 

Comunicação em massa


Para as instituições de ensino que buscam realizar comunicações eficazes para um amplo público de maneira automatizada, a utilização da função de Disparo em Massa no WhatsApp pode ser uma estratégia relevante. Para anunciar descontos ou até mesmo a data vigente de matrículas, essa ferramenta torna-se útil para distribuir comunicação de forma eficiente e proativa. Recomenda-se planejar as campanhas com antecedência, elaborando mensagens que incorporem recursos variados, como imagens, vídeos e links, para destacar a mensagem. Além disso, certifique-se de que tudo esteja preparado e testado antes de eventos significativos, como processos seletivos ou matrículas. Aproveite a funcionalidade para segmentar sua base de contatos, personalizando a comunicação de acordo com o histórico acadêmico, preferências e comportamento passado dos alunos. Essa abordagem também pode ser uma aliada valiosa no pós-venda, mantendo a comunicação com os alunos matriculados, fornecendo informações sobre atividades acadêmicas, eventos e oferecendo suporte contínuo.

 

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