segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Comece o ano fazendo o bem: conheça três instituições que recrutam voluntários para 2024

Unibes, Instituto CEJAM e Aldeias Infantis SOS desempenham funções em diferentes áreas

 

O início de um novo ano traz consigo a oportunidade de refletir e buscar novas maneiras de contribuir para um mundo melhor. E uma forma poderosa de engajar as pessoas a começar esse novo ciclo fazendo o bem são as oportunidades de trabalhos voluntários.

Segundo dados da pesquisa "Voluntariado no Brasil" do Instituto Datafolha, de 2021, no país existem aproximadamente 57 milhões de voluntários ativos.

Conforme o mesmo estudo, durante a pandemia da Covid-19, cerca de 47% deles passaram a desenvolver mais atividades voluntárias, apesar do isolamento social. Esses dados revelam um crescente interesse da sociedade em contribuir para causas sociais, mesmo diante de desafios.

Para o ano de 2024, existem diversas instituições que seguem realizando um trabalho diferenciado, focado em diferentes causas, e que estão de braços abertos para receber voluntários dispostos a fazer a diferença.

Que tal conhecer algumas delas para se inspirar e, quem sabe, se voluntariar?

Confira abaixo:


Unibes 

Fundada há 108 anos, a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social) realiza um amplo trabalho que inclui creche para crianças, atendimento socioeducativo no contraturno escolar, capacitação profissional para jovens com apoio para inclusão no mercado de trabalho, suporte às famílias em situação de vulnerabilidade e cuidados com idosos, com o propósito de desenvolver a autonomia, disseminar o interesse pela cultura, além de promover cuidados, resgate da autoestima e qualidade de vida.

Os três pilares que sustentam o propósito da Unibes - Social, Cultural e Bazar (o Unibes Bazar atua na comercialização de produtos doados em ótimo estado, como roupas, sapatos, discos, livros, móveis, entre outros) - são possíveis justamente pela dedicação de pessoas que generosamente doam seu tempo e conhecimento. 

No total, são 260 voluntários, o equivalente a 40% de toda a equipe da Unibes e em todos os seus setores, desde a presidência e corpo diretivo, até as demais áreas, como da assistência social, bazares, área da criança e do adolescente etc. Todos imersos em uma força-tarefa para atuar nas ações desenvolvidas que ajudam a transformar a vida de milhares de pessoas todos os dias. São professores, dentistas, médicos e outros profissionais que contribuem para ampliar o impacto positivo nas áreas em que a Unibes atua. 

Quem também desejar fazer parte desse movimento transformador e se juntar à equipe voluntária da Unibes deve entrar em contato com a instituição pelo telefone (11) 3123-7357 ou pelo e-mail voluntariado@unibes.org.br


CEJAM

Um dos pilares do Instituto CEJAM, responsável por coordenar ações de responsabilidade socioambiental do CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim", responsável pela administração de diferentes unidades de saúde públicas em São Paulo e Rio de Janeiro, é fomentar a cultura do trabalho voluntário.

Com isso, o seu programa de voluntariado busca engajar os participantes no desenvolvimento de suas habilidades, proporcionando capacitação e a oportunidade de atuar em ações que geram impacto social positivo.

Atualmente, são trabalhados seis vertentes por meio de diferentes atividades e ações realizadas por voluntários, que incluem Saúde da Mulher, com o programa CEJAM Mulher; Educação e Inclusão Produtiva, com o programa CEJAM Conecta; Cultura e Qualidade de Vida, com o programa Vitalidade; Apoio Socioassistencial, com o programa CEJAM Solidário; e Ecoeficiência, Gerenciamento Ambiental e Consciência Ecológica, com o CEJAM Ambiental e apoio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Desde o início de 2023, mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas por meio de ações sociais e ambientais promovidas pelo CEJAM, por meio de seu Instituto. E mais de 17 mil horas foram doadas por pessoas voluntárias em prol do bem ao próximo.

Os interessados podem se inscrever pelo site oficial do Instituto. Após essa etapa, a organização entra em contato para fornecer todas as orientações necessárias. Inicialmente, o futuro voluntário participa de uma capacitação para compreender o que é o SUS, o CEJAM, o Instituto e o programa. Somente após a conclusão desse processo, o inscrito passa a ser convidado a participar das iniciativas de voluntariado, bem como a comparecer aos encontros trimestrais e anual dos voluntários da instituição.



Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages), Organização que lidera o maior movimento de cuidado do mundo, atua junto a crianças, adolescentes e jovens que perderam o cuidado parental ou que estão em risco de perdê-lo.

No Brasil, a Organização está presente em 32 localidades e oferece mais de 80 projetos que contam com o apoio de programas de voluntariado para seguir impactando cada vez mais famílias. Os voluntários desempenham um papel crucial no desenvolvimento integral e no bem-estar das crianças e jovens assistidos pela organização, oferecendo orientação e apoio emocional, além de contribuir para um ambiente propício ao crescimento saudável.

Entre essas ações, destaca-se o YouthCan!, um programa global especialmente voltado para apoiar os jovens para uma transição bem-sucedida para a vida adulta independente e inserção no mercado de trabalho, em especial o primeiro emprego. A iniciativa é viabilizada por meio de alianças estratégicas com empresas, que oferecem formações por meio de voluntariado corporativo, estimulando a responsabilidade social. Desse modo, os voluntários têm a oportunidade única de orientar e apoiar esses jovens em sua formação educacional, desenvolvimento profissional e aspectos pessoais.

Ao redor do mundo, foram mais de 1.800 voluntários em 47 países participantes que formaram cerca de 14 mil adolescentes e jovens, contribuindo, assim, para um futuro mais promissor.

Para mais informações sobre os programas de voluntariado e como participar, acesse o site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário