quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Segunda fase da Fuvest: o que esperar e como se preparar?

As provas da 2ª fase da Fuvest serão aplicadas nos dias 17 e 18 de dezembro. Especialista dá dicas de como se preparar para o dia da prova.  



A segunda fase da Fuvest de 2023 vai acontecer em dezembro e o resultado vale uma vaga em uma das melhores faculdades do país, a Universidade de São Paulo (USP). A universidade brasileira figura entre as 100 melhores do mundo, segundo a QS World University Ranking 2024. A consultoria britânica, especializada em Ensino Superior, responsável pela elaboração do índice, colocou a USP na 85ª posição, considerando principalmente aspectos como a reputação acadêmica, a excelência das pesquisas, o alto conceito entre os empregadores e o impacto social das pessoas formadas pela instituição.

Tendo em vista a grandiosidade do ingresso nessa universidade, a reta final da avaliação deve ser conduzida com muita sabedoria por parte dos estudantes. Paulo Allil, professor do Pré-Universitário do Colégio Rio Branco, separou dicas exclusivas que podem ajudar os candidatos.



Confira:


Conheça o tipo de prova


A segunda fase é composta por duas provas dissertativas. O que pode parecer um pesadelo para alguns, pode ser analisado por outra perspectiva: uma oportunidade de apresentar a profundidade do seu conhecimento e expressar suas ideias de maneira mais elaborada.

“Esse formato não apenas avalia o conhecimento superficial, mas também a capacidade de análise crítica e a habilidade de articular pensamentos de maneira coerente, o que não é possível em uma prova que contém apenas questões objetivas”, comenta o professor.

“Ao responder as questões abertas, os alunos são desafiados a refletir sobre o material estudado, relacionando conceitos, aplicando conhecimentos a situações práticas e analisando diferentes perspectivas. Esse processo identifica o nível de habilidades cognitivas fundamentais, como análise crítica, síntese e resolução de problemas”, enfatiza Paulo.



Estratégia de estudo

Normalmente, o tempo entre a primeira e a segunda fases das provas é curto, então o ideal é não parar totalmente os estudos, mas realizá-los de maneira estratégica. “Uma tática muito boa é estudar construindo mapas conceituais e esquemas. Isso aprimora a visão sistêmica do candidato, permitindo que ele se expresse com maior fluência e evite aquelas respostas comuns e sem muita profundidade. Outra técnica é estudar resolvendo exercícios com o relógio do lado para controlar o tempo de resolução, que é algo fundamental na prova da Fuvest. Imaginando que são 12 questões no segundo dia, por exemplo, o candidato deve treinar a resolução de questões em um tempo médio de 20 minutos por questão”, afirma Allil.



Não parar os estudos, mas realizá-los de maneira saudável

Para Paulo, o ideal é continuar os estudos, mas intercalar com outras atividades. “É importante estabelecer um cronograma que envolva horários de estudo para cada matéria, atividade física, sono de qualidade, alimentação e hidratação adequadas. Uma vez estabelecido o cronograma, discipline-se para segui-lo. Nada de celular ou outros dispositivos que possam roubar ou atrapalhar preciosas horas de sono. Já é cientificamente comprovado que a luz emitida por vários desses dispositivos pode alterar o sono. Parece mais do mesmo, porém quantos, de fato, seguem essas dicas?”, aconselha.



Pense como um atleta para garantir seus resultados

Um pouco antes das competições, os atletas têm uma rotina estratégica para conseguirem os melhores resultados. Os estudantes, em época de vestibular, podem adotar uma rotina parecida. “Evitar os exageros às vésperas da prova é fundamental para manter o foco e a concentração. O que os atletas fazem antes das competições? Concentram-se, revisam o passo a passo de seus treinamentos. O mesmo deve ocorrer em relação ao vestibular. Às vésperas da prova, se lembrar de algo que faltou revisar, revise, desde que isso não comprometa o seu descanso. Estamos falando de uma prova que dura 5 horas no primeiro dia e 4 horas no segundo. É fundamental que o preparo físico e o descanso estejam em dia”, conclui o professor do Pré-Universitário.

 

Colégio Rio Branco
www.crb.g12.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário