O vírus HIV pode afetar o sistema gastrointestinal de várias maneiras. O cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa, de SP, explica que o trato gastrointestinal é um local onde o HIV pode se replicar e causar danos significativos, levando a uma série de complicações.
O médico fala que é comum que pacientes com HIV desenvolvem problemas gastrointestinais, como diarreia crônica, náuseas, vômitos, dor abdominal e até apresentem perda de peso. “O sistema imunológico enfraquecido fica mais suscetível ao aumento de infecções por outras bactérias ou vírus que normalmente são mais controlados em pessoas com um sistema imunológico saudável”, diz.
Além disso, o HIV pode infectar células no intestino, levando à inflamação crônica e danos à mucosa intestinal. “Isso pode contribuir para problemas gastrointestinais e também pode ser uma fonte de disseminação contínua do vírus que prejudica a capacidade do corpo de absorver nutrientes adequadamente. Isso pode levar a deficiências nutricionais e perda de peso, mesmo quando o paciente se alimenta normalmente”, fala o médico.
Os cuidados médicos em paciente com HIV/AIDS
precisam ser regulares para monitorar a saúde gastrointestinal e tratar
quaisquer complicações que possam surgir e assim, preservar o sistema
imunológico e reduzir a probabilidade de complicações gastrointestinais graves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário