quinta-feira, 30 de novembro de 2023

2 de dezembro: Dia Pan-Americano da Saúde

Data comemorativa mobiliza o continente em campanhas de qualidade de vida e bem-estar 

 

Comemorada desde 1941, quando foi instituída pelo Decreto nº 8.229, o Dia Pan-Americano da Saúde tem o objetivo de mobilizar o continente em torno de campanhas de educação e prevenção, buscando qualidade de vida e bem-estar para os indivíduos. Essas campanhas educacionais têm como foco a conscientização da população sobre os principais cuidados necessários para prevenir doenças que são típicas da região.

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), criada em 1902, é o órgão das Nações Unidas responsável por melhorar as condições de saúde dos países que pertencem ao continente americano. Com a data comemorativa, muitas conquistas foram alcançadas, dentre elas, a erradicação da poliomielite (paralisia infantil), ocorrida depois de extensivas campanhas de vacinação. O Dia Pan-Americano de Saúde chama a atenção, ainda, para a necessidade de que a saúde na região seja vista como um todo, não apenas no nível individual, e para a importância de que se exija dos governos serviços públicos de saneamento, vacinação, atenção à saúde da população, entre outros.

Destacam-se, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, os passos para uma vida mais saudável, com qualidade e bem-estar:

  • A adoção de hábitos saudáveis: alimente-se de maneira saudável; não fume; evite café e bebidas alcoólicas em excesso; não dirija após ingerir bebida alcoólica; procure dormir 8 horas diárias; faça atividades esportivas e de lazer regularmente; resolva problemas de forma racional, encarando-os positivamente; administre seu tempo realizando uma atividade de cada vez; cultive o bom humor.
  • Trabalho: programe e tire férias anuais; não leve serviço para casa; mantenha o ambiente de trabalho limpo, iluminado, ventilado, sem cigarros, poluição ou barulho excessivo; em momentos de tensão faça um relaxamento com respiração lenta e pausada.
  • Esporte e lazer: faça 30 minutos diários de atividade física, de forma contínua; suba e desça escadas em vez de usar elevador; nos momentos livres faça caminhada, pratique esportes, dance; escute música; faça passeios ao ar livre; saia com amigos e família; reserve um tempo só para você. Atividades físicas proporcionam benefícios físicos e psicológicos, tais como: controle do peso corporal; controle dos níveis de glicose, de colesterol, da pressão arterial; melhora da mobilidade das articulações; aumento da densidade óssea (previne a osteoporose); aumento da resistência física; ajuda no controle da depressão; melhora a qualidade do sono; mantém a autonomia; evita o isolamento social; alivia o estresse; aumenta o bem-estar; melhora a autoimagem e a autoestima.
  • Cuidado com o sol: busque as horas mais frescas do dia e evite exposição prolongada ao sol; use sempre protetor solar nas áreas expostas; use óculos escuros e roupas claras, chapéu ou boné para se proteger.
  • Alimentação: coma frutas, legumes e verduras variados diariamente; evite alimentos ultraprocessados; beba pelo menos dois litros (6 a 8 copos) de água por dia; faça as refeições em ambiente calmo e nunca assistindo televisão; evite comer em excesso quando estiver nervoso ou ansioso.


Apesar dos esforços das campanhas de prevenção, o câncer é apontado como segunda causa de morte nas Américas, devendo atingir a cada ano 2,9 milhões de pessoas na região, com a morte de 1,3 milhão, segundo informações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A maior taxa de mortes por câncer no continente ocorre prematuramente em pessoas com 65 anos de idade ou menos. A organização prevê que até 2025 os casos de câncer aumentarão para mais de 4 milhões de novos casos e 1,9 milhão de mortes.

A OMS afirma que, entre 30 e 50% dos cânceres podem ser prevenidos “evitando fatores de risco e implementando estratégias de prevenção baseadas em evidências”. Muitos tipos têm grandes chances de serem curados se diagnosticados precocemente e tratados adequadamente, afirma a OMS.

Atualmente, as maiores dificuldades dos tratamentos anticâncer são a crescente resistência dos tumores às drogas, a heterogeneidade do tumor e o metabolismo individualizado de quimioterápicos. Alguns tumores mostram-se resistentes a certos medicamentos e saber previamente quais terapias podem ser mais eficazes para cada caso particular auxilia na tomada de decisão dos médicos oncologistas. 

Pesquisas na área têm demonstrado que os tratamentos individualizados estão revolucionando a medicina ao oferecer uma abordagem terapêutica personalizada. Leva-se em conta que cada paciente é único, cada tumor é único e as respostas às terapias também devem ser assim consideradas. 

Dentre as novas ferramentas que têm proporcionado a terapia personalizada, está o modelo “Organoides Derivados de Pacientes” (PDOs). Trata-se de um cultivo celular que melhor reflete in vitro as condições observadas in vivo. 

Os investimentos da Invitrocue Brasil na tecnologia de organoides levaram ao Teste Onco-PDO. A tecnologia deste teste inovador permite recriar em um ambiente controlado organoides a partir das células do tumor do próprio paciente que foram retiradas por biópsias ou durante cirurgia. Esses organoides derivados do paciente são nutridos, crescem e se auto-organizam em laboratório de forma similar àquela observada no organismo. Ao expor os PDOs a diferentes tratamentos, é possível avaliar quais terapias induziram a morte das células cancerosas, fornecendo dados para que os médicos oncologistas possam ter uma melhor compreensão da resposta do tumor e assim traçar um plano terapêutico personalizado.

 

Disponível em todo o Brasil para coleta, o Teste Onco-PDO é indicado para câncer de mama, pulmão, colorretal, pancreático, gástrico, próstata e ovário. Com ele, o médico escolhe 8 de 60 drogas para testagem e o resultado demonstrará como as células responderam em laboratório, representando uma ferramenta de alto valor para o médico oncologista. 

Os especialistas ressaltam que a prevenção e o diagnóstico precoce são as medidas mais importantes e que 70% das neoplasias podem ser curadas, dependendo do estágio da doença. Consulte o seu médico para mais orientações.


Invitrocue Brasil
www.invitrocuebrasil.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário