O setor de seguros vem despontando fortemente no país. Como prova disso, segundo dados da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), só no primeiro semestre deste ano, o segmento teve um aumento de 20% em demandas para contratações. E, ao mesmo tempo que esse dado é considerado animador, também traz à tona o grande desafio enfrentado pelas seguradoras: como garantir um crescimento sólido em meio a prestação de serviços? Quanto a isso, sem dúvidas, a tecnologia é uma excelente aliada.
Durante muito tempo, foi associado ao mercado de
seguros o serviço de contratação para proteção de bens de alto valores, algo
que, normalmente, é muito nichado em veículos. Mas, de acordo com a pesquisa da
CNseg, outras categorias vêm aumentando sua procura, com destaque para: seguro
rural, com 35,3%, seguro automóvel, com 28,7%, e de crédito e garantia, com
28,2%.
Além disso, segundo outro levantamento feito pela
Susep (Superintendência de Seguros Privados), foi constatado que, nos últimos
três meses, foram abertas mais de mil corretoras de seguros legalmente aptas
para atuar em todo o país, o que contribuiu para um aumento de 7,7% na
arrecadação de receita nesse primeiro semestre, em comparação com o mesmo
período no ano passado. Todos esses dados apontam para o momento favorável
vivido pelo setor que, diferentemente do que muitos imaginam, possui uma ampla
relevância econômica no Brasil.
Contudo, mesmo em meio a um cenário promissor, é
preciso chamar a atenção ao fato de que, embora esse setor esteja crescendo,
ainda temos muito a conquistar. Isso é, essa onda de conscientização que
estamos presenciando em solo brasileiro já é uma realidade em países vizinhos,
em que ter contratados seguros é uma obrigatoriedade.
Diante disso, diversas seguradoras vêm expandindo
sua atuação, intensificando investimentos e obtendo receitas anuais acima da
média por meio desse segmento. E, dentre as principais estratégias para
alcançar este resultado, sem dúvidas, está o uso da tecnologia em favor do seu
desenvolvimento – cuja aplicação vai desde a utilização de ferramentas de apoio
gerencial, até a criação de sistemas de autosserviço por meio da IA, para
personalizar e dinamizar a prestação de serviços bem como auxiliar no controle
de informações e registros.
Esse conjunto de ações pode servir como importante
inspiração para o mercado de seguros brasileiro. Afinal, não devemos ter
enraizado o sentimento de sempre ficarmos para trás, mas utilizarmos esse
período para observar as estratégias que vêm dando certo em organizações e
buscar implementá-las de forma efetiva e ágil. E, a melhor forma para isso é,
com certeza, estar preparado.
Até porque, de nada adianta presenciar esse boom
que o segmento de seguros está registrando, sem estar munido das instruções
corretas, a fim de aproveitar ao máximo as chances de crescimento e expansão
dos negócios. À medida em que a população vai desenvolvendo maior
conscientização da importância de investir em proteção e segurança,
automaticamente, aumenta-se exponencialmente a demanda.
Através do uso de uma ferramenta robusta, as
seguradoras e corretoras podem obter diversos benefícios que vão desde o ganho
de produtividade, à eficiência operacional. Isso é, ter acesso a uma solução
altamente equipada com o que há de mais inovador, e que seja integrada a
diversos recursos tecnológicos como o RPA, ajudará efetivamente a eliminar
tarefas repetitivas e a ganhar tempo hábil para a definição de estratégias e
tomadas de decisão assertivas embasadas em dados consistentes.
Além disso, considerando a diversidade nos tipos de
contratação de seguros que vão desde veículos até as garantias estendidas,
somente através da tecnologia é possível aprimorar a experiência do consumidor
e potencializar o negócio. Até porque, por meio do uso de sistemas
especializadas, torna-se possível garantir a melhor integração entre os
serviços e a conquista de uma visão 360° dentro da cadeia de clientes.
Contudo, é importante destacar que obter uma
solução embasada em tecnologia está longe de ser a única garantia de preparo.
Para alancar o sucesso e crescimento de uma seguradora no cenário atual, é
necessário ir além, atribuindo mudanças e localizando necessidades que precisam
ser supridas. Nessa jornada, ter o apoio de um time especializado nessa
vertente e na prestação desse tipo de serviço, se configura como um método
eficaz para assegurar o crescimento saudável do negócio.
Se um dia o mercado de seguros foi visto com incertezas por conta de burocracias no ato de contratação, hoje, sua performance vem sendo cada vez mais notória e presente. Obviamente, a tecnologia vem sendo um importante canal impulsionador na definição de estratégias para esses resultados, mas nunca irá descartar a presença da atividade humana em todo esse processo. As perspectivas de crescimento do setor no país são as melhores, porém, para garantir que isso se torne uma realidade, é preciso começar a transformação desde já.
Aules Jobstraibizer - account leader da Viceri-Seidor
www.viceri.com.br
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