quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Respeita o Livro! Conheça os bastidores por trás da produção de um livro

Livro é caro?


Em meio a discussões atuais sobre o preço dos livros, que envolveu recentemente alguns dos maiores influenciadores do Brasil, estamos lançando um novo slogan e ao mesmo tempo uma campanha para mostrar o valor intangível do livro, que vai muito além do papel onde ele é impresso. Nós gostaríamos de compartilhá-lo com você, em primeiro lugar.

O slogan? “Respeita o livro”.

Estamos acostumados a olhar para os livros com orgulho em nossas estantes, ou desejá-los nas prateleiras das lojas e livrarias, mas existe uma pergunta que raramente fazemos:

Como é feito um livro? Ele é muito mais do que papel. O preço dele é definido pelo trabalho criado a partir de muitas mãos e muitos meses, que geralmente não é visto toda vez que olhamos para um livro pronto.

Seleção de Original

É nessa etapa que é escolhido o conteúdo a ser publicado pela editora, a partir de critérios como adequação ao catálogo, relevância, qualidade e impacto comercial. Logo após a seleção do título, um contrato de edição é firmado e tem início o processo de produção.



Edição de Texto

No processo de edição, o editor faz as alterações necessárias na estrutura do texto, podendo sugerir mudanças na narrativa, desenvolvimento de passagens e personagens, correções de furos ou problemas no enredo da história e outros detalhes que possam prejudicar o resultado final da obra.



Tradução

O editor responsável pelo livro deve escolher um tradutor levando em consideração o alinhamento do profissional com o tema/tipo do livro, sua disponibilidade e seu orçamento.



Preparação de texto

Na preparação de texto, também conhecida como copidesque, são observados a padronização, estilo, coerência erros de gramática e ortografia no texto. Alguns pontos essenciais do livro são definidos nessa etapa, como o estilo de notas e diálogos, além de títulos e subtítulos.



Projeto Gráfico e Diagramação

Aqui é definida a tipografia do texto e toda a organização das fontes nas páginas, ajustando o texto no projeto gráfico do livro. É a etapa que define a área à qual o texto ficará circunscrito dentro das margens.



Revisão

A fase de revisão é uma das que mais exige cuidado e atenção do profissional. Deve ser feita a revisão ortográfica, gramatical e revisão da diagramação. A revisão deve ser feita quantas vezes forem necessárias e deve ser aplicada em todo o livro e não apenas no texto.



Capa e paratextos

Os paratextos são os textos de apoio que ajudam a complementar a obra. São eles títulos, quarta-capa, orelhas, apresentação, prefácio, posfácio, release e qualquer texto anexado. Já a capa é um dos itens mais importantes do livro, sendo um dos fatores que mais ajuda nas vendas.



Produção Gráfica

Hora de fazer a última revisão e todas as alterações necessárias antes de fechar o arquivo e enviar para a gráfica. Os arquivos são enviados no formato PDF, sendo um arquivo diferente para cada item de impressão/produção gráfica como capa, miolo, caderno de imagens, etc. É a etapa que tem um dos maiores impactos financeiros no valor final da obra.



Divulgação

Antes do fechamento do livro, as equipes de comunicação, marketing e comercial da editora já começam a trabalhar no planejamento de divulgação do livro e estratégia de vendas.

                                                https://www.youtube.com/shorts/aBfjJwR4b6o

 

Longa a jornada de produção de um livro, né? Existe muita história e trabalho por trás das páginas dos nossos companheiros de papel. É por esse motivo que por aqui o nosso lema é RESPEITA O LIVRO.

 

Luis Antonio

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário