segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Especialista comenta quais são os principais cuidados com os dentes durante a infância

Negligência com a boca na primeira dentição pode afetar além da estética e ocasionar danos à mastigação, deglutição, fala e até respiração



A atenção com a saúde da boca durante a infância é primordial para a qualidade de vida e bem-estar a longo prazo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2022 as extrações dentárias ficaram em primeiro lugar entre os procedimentos cirúrgicos mais demandados. Ao todo, foram mais de 1,1 milhão de extrações dentárias em todo o Brasil, contra 335 mil restaurações.

Os dados evidenciam a falta de cuidado com os dentes e liga um alerta sobre a necessidade de ter atenção com a boca. “O cuidado com a saúde bucal deve começar desde o nascimento do bebê. Isso porque é importante que os pais conheçam o “normal” da cavidade oral para reconhecerem alguma alteração, caso apareça”, afirma Bruna Costa, clínico geral e odontopediatra da Clínica Omint Odonto e Estética.

A especialista explica que os principais problemas que afetam a boca das crianças estão relacionados às cáries, gengivite, halitose e oclusopatias, alterações no desenvolvimento dos músculos e ossos maxilares. A boa notícia é que isso tudo pode ser evitado com rotina de higiene e bons hábitos. Confira algumas dicas sobre os principais cuidados com os dentes durante a infância.



Início da higiene oral na primeira dentição


A recomendação é iniciar a higiene oral a partir do nascimento dos primeiros dentes, com escova e creme dental, isso criará bons hábitos. Contudo, não é necessário fazer a limpeza da boca em bebês que ainda não possuem dentes, independentemente de estarem em aleitamento materno ou com o uso de fórmula. Inclusive, a amamentação tem um impacto para além do nutricional: ao sugar o seio materno, o bebê determina o padrão respiratório nasal e a postura correta da língua, além de exercitar a musculatura facial envolvida. Isso tudo leva a um desenvolvimento harmônico de todos os componentes da face, para um bom desempenho da futura mastigação, deglutição e fala.



Creme dental sempre com flúor


A partir da erupção do primeiro dente, a Associação Brasileira de Odontopediatria (Aboped) indica o uso do creme dental com flúor. O que vai mudar é a quantidade utilizada na escova que será diferente de acordo com a idade. Para crianças que ainda não sabem cuspir, o recomendado é uma gota do tamanho de um grão de arroz cru.


Quantas vezes escovar os dentes

Nesse quesito, não há um limite. O que não pode é deixar de escovar os dentes. O ideal é que a escovação seja feita após as principais refeições do dia e sempre acompanhada do uso de fio dental.


Visita ao dentista


É importante que os pais iniciem as visitas ao dentista desde antes do surgimento dos primeiros dentes, pois eles receberão orientações sobre os cuidados com a boca e já saberão o que fazer quando os dentes aparecerem. Além disso, a frequência indicada para acompanhamento e prevenção no dentista vai depender do risco e atividade de cárie de cada paciente, o que pode variar entre um, três e seis meses.

“A higiene bucal na primeira dentição não só cria bons hábitos de cuidados com os dentes, como evita alterações que possam causar desconforto na criança. Além dos dentes de leite serem o guia da dentição permanente, direcionando e coordenando espaço, alterações neles podem afetar a mastigação, deglutição, fala, respiração, harmonia estética, entre outros”, finaliza Bruna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário