sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Na Semana do Idoso, ambulatório estadual para a ‘melhor idade’ em SP tem programação especial

'AME Idoso' Oeste, na Lapa, oferecerá a partir de segunda-feira (2) atividades como palestras, bingo, oficinas de tricô e aulas de dança, entre outras ações; cerca de 100 idosos por dia devem participar das atividades

 

O Ambulatório Médico Especializado (AME) Idoso Oeste, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, administrado em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), promove a partir da próxima segunda-feira, 2 de outubro, uma semana inteira de atividades especiais em comemoração à Semana Internacional das Pessoas Idosas. 


A programação, que vai até o dia 6 de outubro, sexta-feira, sempre a partir das 9h, oferecerá aos pacientes da unidade cerca de 40 atividades, como auriculoterapia, oficina de tricô, crochê e bordado, dançaterapia, dicas sobre nutrição, rodas de conversa sobre envelhecimento saudável, hortoterapia, aromaterapia, bingo e palestras sobre segurança de dados na web. São esperados aproximadamente 100 idosos por dia nas atividades.


“As atividades da Semana do Idoso têm como objetivo promover os bons hábitos na terceira idade e incentivar a atividade física e o autocuidado. Nós também queremos celebrar os idosos. Essa é uma forma de valorizá-los, dizer que são importantes na sociedade. Queremos mostrar a eles todo o potencial que possuem, e que a idade não é motivo para não socializar e viver”, afirma Adriana Bottoni, diretora da unidade.


A Semana do Idoso reforça a importância da luta contra o etarismo na sociedade, caracterizado pela discriminação em razão da idade mais avançada. Entre os objetivos da data estão promover o envelhecimento saudável e incentivar o respeito e a cidadania, combatendo o preconceito e a violência contra pessoas de 60 anos ou mais.


O preconceito, geralmente advindo de estereótipos em relação à saúde, à capacidade, empenho, e fragilidade dos idosos, atribuem uma conotação negativa para as pessoas na terceira idade, o que acarreta em uma desvalorização desse grupo. A discriminação reflete, ainda, no aumento de diversos tipos de violência contra essa parcela da população. 


Inaugurado em junho de 2016, o AME Idoso Oeste oferece gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), consultas em especialidades médicas, como geriatria, cardiologia, endocrinologia e urologia, e não médicas como fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, psicologia e terapia ocupacional, para os pacientes encaminhados por intermédio de Unidades Básicas de Saúde. Mensalmente são realizados na unidade 7,2 mil consultas e 2 mil exames, tais como ultrassom, eletrocardiograma, holter, eletroneuromiografia e audiometria, entre outros. 


Cerca de 300 pacientes do AME Idoso Oeste possuem mais de 90 anos de idade e são acompanhados por meio de uma linha de cuidados específica. Nessa população os problemas de saúde mais prevalentes são hipertensão, diabetes, demência e sequelas de AVC (derrame). 

O AME Idoso Oeste fica na Rua Roma, 466 – Lapa


Nenhum comentário:

Postar um comentário