A indústria bancária está entre os principais mercados verticais do mundo, com um potencial significativo de crescimento tecnológico. Isto não é nenhuma surpresa, dado o grande número de transações realizadas diariamente e os investimentos que os bancos dedicam à otimização de processos. Gerir adequadamente a informação de uma organização é algo mais do que necessário na era da transformação digital, até pelo fato de cada dia produzirmos mais dados e em ritmo acelerado.
Além de passar de um ambiente tradicional para um ambiente digital, o setor bancário passou por uma tremenda revolução digital. Uma pesquisa da Statics, estima que até 2024, cerca de 2,5 bilhões de pessoas usarão serviços bancários online. Programas bancários on-line, software de criptografia de dados, assistentes virtuais, sistemas de análise de risco das atividades financeiras e otimização de sites são alguns exemplos do movimento dos bancos para a era digital.
A pesquisa da Statics prevê ainda que, o mercado global de plataformas bancárias digitais aumente em um CAGR de 11,3%, de US$ 8,2 bilhões em 2021 para US$ 13,9 bilhões em 2026. Segundo o relatório, esse crescimento resulta da expansão do uso da computação em nuvem em instituições bancárias e a crescente demanda entre os bancos para oferecer a melhor experiência ao cliente.
Mas, como na maioria dos setores, as expectativas dos clientes e os desafios de segurança continuam a crescer junto com os avanços tecnológicos. Aprovações rápidas de empréstimos, inscrições on-line, opções de crédito personalizadas e violações massivas de dados criam pressão para que os bancos se concentrem na experiência e na segurança do cliente para competir com uma concorrência tecnicamente mais madura e ágil.
Na medida que fazemos a transição para uma economia digital, a segurança de dados no setor bancário está se tornando uma preocupação séria. A utilização de métodos e procedimentos criados para armazenar os dados é essencial para uma revolução digital bem-sucedida. Manter os dados seguros é uma preocupação vital, especialmente com documentos financeiros confidenciais.
Uma recente pesquisa da Febraban mostrou que o investimento dos bancos em tecnologia chegou a R$ 34,9 bilhões em 2022, um crescimento de 18% em relação a 2021. Isso retrata a importância das inovações tecnológicas para as empresas do setor. Implementar uma solução adequada de gestão documental é uma aposta segura, tanto para as instituições bancárias como para os seus clientes.
Terceirizar o gerenciamento de documentos ajuda a diminuir os riscos, garantindo que a empresa cumpra as regulamentações governamentais. As leis de privacidade relacionadas a informações pessoais e roubo de identidade variam de acordo com cada região, tornando difícil acompanhar as novas diretrizes.
Ao trabalhar com um fornecedor confiável que fornece
software de gerenciamento de documentos projetado com a conformidade em mente,
os documentos privados são armazenados e estão em conformidade com as
regulamentações governamentais e requisitos de retenção. Não importa de onde
sejam acessados, eles nunca saem do sistema. Em vez de enviar registros por
e-mail ou imprimir, eles podem ser recuperados com segurança com níveis de
acesso de usuário monitorados.
Com a combinação certa de soluções de
hardware e software, os bancos e instituições financeiras podem melhorar a
segurança e, ao mesmo tempo, obter benefícios de produtividade
Inon Neves - vice-presidente sênior da Access Latam
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