domingo, 20 de agosto de 2023

Mastopexia com ou sem prótese - especialista conta as vantagens e desvantagens de cada uma delas

Procedimento está indicado para flacidez nas mamas: envelhecimento e amamentação estão entre as causas


A mastopexia é um procedimento cirúrgico realizado na região das mamas com o objetivo de levantá-las e remodelá-las. Geralmente, é indicada para mulheres que apresentam flacidez nas mamas, que pode ser causada por alguns fatores como envelhecimento, gravidez e amamentação e perda de peso significativa.

 

Reposicionamento das aréolas, tirando o aspecto de mama caída (chamada de ptose), flacidez e excesso de pele podem ser reparados com a mastopexia, que pode estar associada a retirada de tecido ou a colocação de prótese mamária, neste último caso chamada de mastopexia com prótese.

 

Dr. Fernando Amato, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) explica que há três a vantagem de fazer o procedimento utilizando a prótese: volume, melhor consistência e formato mais arredondado.

 

Já a mastopexia sem prótese pode ser indicada para aquelas pacientes que possuem grandes volumes mamários, ou seja, com volume suficiente para fazer uma reconstrução sem a colocação do implante. “É possível alcançar bons resultados nesse caso sem utilizar prótese e dando uma aparência mais natural. Se mais tarde, a paciente achar que “falta” alguma coisa, pode ser feita a colocação do implante, tornando assim a cirurgia mais segura”, detalha o cirurgião plástico.

 

Dr. Amato conta que tanto na mastopexia com prótese ou sem prótese há desvantagens. “Colocando-se implante, em algum momento da vida será necessário efetuar a substituição. Há também de se trabalhar a expectativa da paciente, pois nem sempre o silicone dará o resultado almejado em mamas com ptose e flácidas”, esclarece Dr. Fernando. Bom lembrar que pode acontecer deslocamento da prótese (deixando-a mal posicionada), ruptura e contratura capsular.

 

É essencial consultar um cirurgião plástico qualificado e experiente antes de optar pela mastopexia, pois ele poderá avaliar a condição da paciente e orientar sobre o melhor procedimento, seja com ou sem prótese. 



Dr. Fernando C. M. Amato – Graduação, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Mestrado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Membro Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).
https://plastico.pro/www.amato.com.br
https://www.instagram.com/meu.plastico.pro/


Nenhum comentário:

Postar um comentário