Uma projeção da
Serasa Experian mostra que, neste Dia dos Pais, as ferramentas de autenticação
e prevenção a fraudes podem permitir que empresas evitem um prejuízo no valor
de R$ 53 milhões referentes a tentativas de fraudes nas operações de vendas.
Segundo o economista da companhia, Luiz Rabi, "datas comemorativas sempre
trazem esperança para o comércio de alavancar as vendas. Mas pelo alto volume
de transações, também podem chamar atenção de criminosos em busca de dinheiro
fácil por meio de golpes".
Também considerada
uma datatech, a Serasa Experian lançou o Fraudômetro, ferramenta de contagem sequencial das
tentativas de fraude, que mostram que entre janeiro até agora, o Brasil já
sofreu mais de 4,29 milhões de tentativas de fraude. Os tipos de golpes
praticados envolvem o furto ou roubo de identidade, que é um tipo de golpe nos
quais os prejuízos vão além dos financeiros. Essa modalidade também pode ser
chamada de fraude de identidade, podendo ser evitada quando as empresas
investem em camadas de prevenção a fraudes em seus sistemas, como:
•
Documentoscopia (que é a análise de documentos de identificação);
• Biometria
facial;
• Face match
(comparação entre uma selfie com a face do documento);
• Fraudes de
identidade na base cadastral (que avalia a divergência de dados de um documento
e dos enviados com bases cadastrais).
Como
as empresas podem se proteger?
Para evitar
fraudes, as empresas precisam ter uma estratégia de autenticação contínua que
combine camadas de proteção à fraude em todas as etapas da jornada, garantido
que o consumidor é quem dizem ser. Além disso, é importante também:
• Ter uma
estratégia de autenticação e prevenção à fraude com a mínima fricção na
experiência do cliente, deixando os processos ágeis, seguros e sem atrito;
• Alertar os
clientes sobre os golpes comuns do segmento;
• Proteger suas
plataformas de pagamento online;
• Analisar
perfis e comportamentos de consumo com risco;
• Confirmar a
identidade dos seus usuários a fim de evitar o uso indevido de seus dados por
terceiros ou fraudadores;
• Contar com
soluções que acompanhem a evolução dos golpes, mantendo o consumidor protegido
no processo de prevenção à fraude e combinando tecnologia, dados e
inteligência.
Como
os consumidores podem se proteger?
É importante que
os consumidores protejam seus dados, mantendo algumas boas práticas em seu dia
a dia, como:
• Verificar a
reputação das empresas com quem se relacionam;
• Manter os
devices atualizados;
• Desconfiar de
ofertas muito atrativas;
• Ter cuidado
com links compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais ou SMS;
• Garantir que
seus documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para
acesso aos aplicativos;
• Cadastrar suas
chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário,
Internet Banking ou agências;
• Criar senhas
seguras e atualizá-las com frequência;
• Não fornecer
senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
• Não emprestar
ou vender seus dados;
• Não fazer
transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou
pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da
pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
• Incluir suas
informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata
de um ambiente seguro;
• Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br
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