domingo, 20 de agosto de 2023

Brasileiros compram mais caldos e temperos em busca de pratos que tragam prazer à rotina

Dados da Kantar apontam que carne de panela é o preparo mais popular do cardápio 



Consumidores brasileiros aumentaram em 1,1% o volume de compra de caldos e em 11% o volume de temperos na comparação entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período deste ano. Porém, quando analisadas as ocasiões de preparo dessas categorias, elas retraem 6,3% e 13,3%, respectivamente.

Segundo informações da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, essa diminuição nas ocasiões de preparo se dá pelo fato de os brasileiros estarem aumentando o volume per capita por ocasião de consumo de ambos os condimentos. Isso é, os consumidores utilizam maior gramatura por preparo.

Tanto que é possível observar um incremento de 8% do volume per capita por ocasião de caldos, passando de 53 gramas no primeiro trimestre de 2022 para 57 gramas no mesmo período deste ano. Enquanto isso, os temperos tiveram acréscimo ainda maior: de 2,1 gramas para 2,6 gramas no mesmo espaço de tempo – alta de 28%.

Mesmo com essa retração de ocasiões de consumo, a busca por prazer destaca-se positivamente para ambas as categorias dentro dos lares brasileiros. Para caldos, é possível observar crescimento de 100% das ocasiões realizadas por essa razão de consumo. Para temperos, há incremento de 69%.

Muito do crescimento por conta de ocasiões prazerosas é impulsionado pela popular carne de panela – o preparo do prato com caldo aumentou em 76%, enquanto com temperos cresceu 62%. A alta se dá tanto por ser um item que vem apresentando redução no preço após forte alta no ano passado, quanto por ser a proteína animal mais consumida pelos brasileiros.

Ainda é válido destacar que os caldos são mais consumidos pela Classe C e pelas faixas etárias até 15 anos de idade e de 35 a 49 anos de idade. Os temperos, por sua vez, são a preferência da Classe A e do público acima de 50 anos de idade e de 16 a 24 anos de idade.

Os dados acima fazem parte do Painel de Uso e Consumo da Kantar, com 4.000 indivíduos, que representam 58 milhões de brasileiros, em sete Regiões Metropolitanas (RMs SP, RJ, NE e Sul), de todas as classes sociais e faixas etárias do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário