Conteúdo temático do mês de junho, Data Stories traz os olhares, percepções e hábitos de mídia deste grupo tão representativo da população brasileira
De
acordo com dados do Censo 2022 do IBGE, 56% da população brasileira é formada
por negros. Com tamanha representatividade, o Data Stories, conteúdo mensal da
Kantar IBOPE Media, aborda neste mês de junho a presença negra nos espaços de
mídia e publicidade.
A força da mídia
A
importância da representatividade na mídia fica clara quando entendemos seu
alcance poderoso em nosso país e, consequentemente, seu potencial para reforçar
ou questionar padrões através das mensagens.
Poder de influência
Dados do Celebscore mostram que entre 317 celebridades pesquisadas, as mulheres negras têm pontuação acima da média da pesquisa.
A
cantora Iza é a 5ª celebridade mais admirada e a 3ª no atributo Formadora de
Opinião entre as 319 testadas. Já o Celebscore do ator Lázaro Ramos é 9% maior
que a média das celebridades e ele ainda ocupa a 4ª posição na identificação
com o segmento Universidades. Dos 25 atributos pesquisados, a atriz Erika
Januza fica no top 15 de 16 deles. O cantor Thiaguinho tem 95 mais awareness
(conhecimento) do que a média de afinidade positiva com seis segmentos de
mercado, enquanto Emicida tem mais de 80% de afinidade com o segmento Games, em
relação à média das celebridades.
Protagonismo feminino
O
protagonismo feminino também está em alta entre as negras. Das 150 mulheres
pesquisas, 16 são negras. Nove delas – Camila Pitanga, Erika Januza, Iza,
Jennifer Nascimento, Lucy Ramos, Pathy Dejesus, Rebecca Andrade. Sharon
Menezzes e Taís Araújo - têm nota acima da média em 16 dos 25 atributos,
incluindo Credibilidade, Formadoras de Opinião e Admiração. Nos atributos
Especialista, Boa Porta-Voz, Carismática e Vida Saudável, Erika Januza, Iza,
Jennifer Nascimento e Rebecca Andrade estão no top 5.
Relação com a mídia e as marcas
O
estudo relembra que no ano passado houve um aumento de +197% do investimento
publicitário da categoria de eventos sociais e culturais, um dos principais
crescimento do período, e um forte exemplo desta categoria foi a Feira Preta,
que chegou a sua 20ª edição, com realização no Memorial da América Latina, com
exposições de empreendedores e shows musicais.
Mas
ainda sobre publicidade e relação com as marcas, 41% dos negros costumam seguir
as marcas nas redes sociais, 43% fazem buscam na internet sobre os produtos que
são anunciados enquanto assistem TV, e 35% confiam na indicação de produtos
pelas celebridades.
Mais negros na TV e na publicidade
Os
negros ainda são minoria no jornalismo, tendo apenas 30% de representantes,
segundo dados do Perfil do Jornalista Brasileiro em 2021. Já na publicidade,
31% das campanhas com negros são estreladas por celebridades. Telecomunicações
e Higiene Pessoal e Beleza são os setores com a maior presença de negros em
suas campanhas, aproximadamente 60%. Iza, Menor Nico, Paulo Vieira, Rebecca
Andrade e Taís Araújo formam o top5 das celebridades negras na mídia.
Alto potencial de consumo
As
marcas que conseguem criar conexão com o público negro geram potencial de
consumo, com intenção de compra acima da média da população em diversos produtos
como primeiro automóvel, apartamento ou casa, moto/scooter, tablet, videogame e
TV conectada.
Kantar Crew
Diversidade
e inclusão são temas relevantes e importantes para a Kantar. Por isso, criou a
Kantar CREW, um ERG global (grupo de recursos de funcionários), que reúne
indivíduos de diferentes culturas, raças e etnias no trabalho. É um espaço
seguro onde os colaboradores da Kantar podem ouvir, aprender e serem ouvidos,
independentemente de sua formação.
www.kantaribopemedia.com
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